No mundo, proximadamente 2,8 milhões de pedivelas estão sendo chamados para a verificação.
Com a dedicação à segurança e a qualidade entre seus focos principais, a empresa emitiu um Aviso de Inspeção Voluntária e Substituição para pedivelas de estrada HOLLOWTECH II de 11 velocidades selecionados. Trata-se dos componentes produzidos entre 1º de junho de 2012, até 30 de junho de 2019, inclusive, para um possível problema de separação na colagem da peça.
Para remediar esta situação, a Shimano fará a revisão e inspeção dos pedivelas de antes de julho de 2019, por meio dos lojistas credenciados Shimano Service Center e substituirá quaisquer pedivelas que não passem no processo de inspeção. Os pedivelas que passarem no processo de inspeção, ou seja, que não apresentem nenhum problema, não terão necessidade de substituição.
Mas a empresa também ressalta que nem todos os pedivelas de estrada HOLLOWTECH II de 11 velocidades precisam ser inspecionados. Somente aqueles produzidos entre 1º de junho de 2012 até 30 de junho de 2019. Assim a expectativa é de que apenas uma pequena porcentagem desses pedivelas precise ser substituída.
Os consumidores devem seguir o Processo de Identificação e Inspeção de Pedivela (abaixo), ou visitar o site oficial para saber mais. Para saber mais sobre o processo de inspeção e identificação de problemas, siga as instruções descritas abaixo:

Processo de identificação e inspeção de pedivela
PASSO 1
Determine se seu pedivela precisa ser inspecionado.
PASSO 1A
Identifique o número do modelo do seu pedivela Os produtos afetados são pedivelas dos modelos DURA-ACE e ULTEGRA com os seguintes números de modelo: ULTEGRA FC-6800, FC-R8000 e DURA-ACE FC-9000, FC-R9100 e FC-R9100-P. Os números do modelo estão estampados na parte interna do braço do pedivela, próximo à parte inferior do braço.
PASSO 1B
Identifique o código de fabricação estampado no braço do pedivela Há um código de fabricação estampado na parte interna do braço do pedivela, próximo à parte inferior do braço. Os modelos afetados são de produção anterior a julho de 2019 e possuem os seguintes códigos de produção de duas letras: KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI , LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ , NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK , PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.

O código de fabricação do seu pedivela corresponde a algum dos códigos de produção de duas letras acima?
NÃO: O pedivela não é afetado. Não é necessária nenhuma ação adicional.
SIM: Prossiga para o PASSO 2. Os consumidores que acreditam ter um produto afetado devem entrar em contato com um lojista credenciado Shimano Service Center para agendar uma inspeção gratuita do pedivela. Mas se não tiver certeza de como verificar o código de fabricação, visite uma loja revendedora Shimano local.
Consulte a seção CONTATO abaixo para obter instruções sobre como entrar em contato com a Shimano para obter assistência. Os consumidores com pedivelas que não se enquadram no número de modelo e nos códigos de fabricação especificados não precisam tomar outras medidas.
PASSO 2
Leve a bicicleta ao revendedor para inspeção. A Shimano desenvolveu o processo de inspeção de pedivelas e fornecerá instruções e tutoriais claros para os revendedores. A Shimano prevê que as inspeções serão possíveis a partir de 1º de outubro de 2023, entretanto mais detalhes serão anunciados em breve no site.
O revendedor inspecionará o pedivela em busca de sinais de separação ou delaminação na junção da peça. Os consumidores cujos pedivelas mostrarem sinais de separação ou delaminação durante a inspeção receberão um pedivela de reposição gratuito da Shimano que o revendedor instalará profissionalmente. Se o seu pedivela precisar ser substituído após a inspeção, não o use. Se um pedivela de substituição estiver temporariamente indisponível, a Shimano irá notificá-lo através do seu revendedor quando a peça de substituição estiver disponível.
O pedivela substituído será uma versão especial, que poderá apresentar uma aparência estética diferente, contudo mantendo o mesmo nível de desempenho.
PASSO 3
Ande com segurança e continue a fazer a manutenção da sua bicicleta/equipamento.
Se o seu pedivela passar na inspeção e não apresentar sinais de delaminação, agradecemos sua paciência e diligência em concluir a inspeção.
Continue aproveitando seu passeio. Ajuste e inspecione sua bicicleta regularmente e peça recomendações ao seu lojista com base em seus hábitos de pilotagem. Preste atenção às mudanças no som e na sensação de como sua bicicleta está andando. A Shimano e outros fabricantes incentivam todos os usuários a lerem atentamente o manual do usuário fornecido com a bicicleta e todos os componentes individuais para garantir o uso seguro e a manutenção adequada. Os manuais dos produtos Shimano estão disponíveis on-line em: si.shimano.com.
Contato
Para detalhes de contato e mais informações, visite o site da SHIMANO.
No site, você pode entrar em contato com a central de atendimento da Shimano, criada especificamente para o programa de inspeção de pedivelas.
Fotos divulgação Shimano
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
- Giro, SR Suntour, Pirelli, Absolute, Reynolds, Dguard no Shimano Fest 2023
