Litoral fluminense recebe a 3ª edição do Festival Pedala Macaé

festival

Com programação gratuita, os moradores poderão contar com atividades de mecânica comunitária, aulas para crianças de como pedalar, música e muito mais

No dia 11 de novembro, os moradores de Macaé terão a oportunidade de participar de um evento especial promovido pelo Instituto Aromeiazero. O festival Pedala Macaé oferecerá diversas atividades gratuitas ao ar livre. Assim a celebração marca o terceiro ano do projeto Pedala Macaé na região, que visa promover o direito à cidade e incentivar o uso de meios de mobilidade urbana mais sustentáveis e ecológicos.

As atividades acontecerão das 10h às 15h, nas ruas próximas à sede do projeto, conhecida como Bicibase, localizada no Parque Aeroporto. Além das aulas do Rodinha Zero, que ensinarão as crianças a andar de bicicleta sem rodinhas de apoio, e do Viver de Bike, que oferecerá consertos gratuitos para quem levar suas bicicletas. Mas o festival também contará com música, apresentações de lutas, feira de pequenos empreendedores e atividades de jardinagem urbana.

Durante o evento, serão realizadas as formaturas das últimas turmas do Viver de Bike 2023. Desde o início do projeto, já formamos 128 pessoas, sendo 85 mulheres. O curso é voltado para aqueles que desejam empreender com bicicletas ou aprimorar seus negócios relacionados a esse meio de transporte. Mas além das aulas de mecânica, também são abordados temas como empreendedorismo, gestão financeira e o impacto positivo da bicicleta nas cidades.

Novidades

Uma novidade do festival é a apresentação dos resultados dos projetos apoiados pela Bikeatona 2023. A Bikeatona consiste em uma maratona de inovação social que apoia ideias, projetos e empreendimentos que utilizam a bicicleta para fortalecer comunidades de baixa renda no Brasil. Neste ano, o Pedala Macaé, com o patrocínio da Foresea, investiu 20 mil reais em 4 projetos de grande impacto.

Como resultado dessa iniciativa, o Instituto Aromeiazero já realizou um total de 11 ações de mobilização, entre elas estão: doação de alimentos não perecíveis; oficina comunitária; e reivindicação por mais segurança nas vias.

O Festival Pedala Macaé foi um sucesso de público no ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas. Foram mais de 50 bikes revisadas na oficina de mecânica, 76 crianças atendidas no espaço do Rodinha Zero e por fim 400 mudas distribuídas em troca 141 quilos de resíduos recicláveis para coleta seletiva, e esse ano não será diferente.

“Queremos fortalecer, cada vez mais, o elo entre as pessoas e a cidade em que residem. Parece estranho à primeira vista, mas é muito comum o ser humano ver a cidade não como parte do seu lar, mas sim como um lugar de trânsito de casa, trabalho, casa. A bicicleta é um instrumento incrível que transforma o trajeto cotidiano em lazer, atividade física e acima de tudo pertencimento à cidade. É neste intuito que celebramos a rua como espaço público de festa e encontro”, comenta Renata Cirilo, coordenadora do Pedala Macaé.
SERVIÇO 3º
  • Festival Pedala Macaé
  • Dia 11/11/23
  • Horário: 10h às 15h
  • Local: Rua Cento e Sete – Pq. Aeroporto (Próximo a Rua Álvaro de Morais e EMEI Emilson Machado de Jesus)
Programação
  • Apresentações Confirmadas Dj: Alex Ferreira: durante o evento
  • Academia Team Moreira: Kickboxing:10h às 10h40
  • Roda de samba c/ Sou mais Elas: 13h às 15h
Atividades durante todo o evento
  • Oficina de Altinha c/ Alta LGM
  • Rodinha Zero (p/ crianças)
  • Jardinagem Urbana
  • Pedale-se e Embeleze-se (Rodinha Zero para adultos)
  • Mecânica Comunitária (reparos básicos)
  • Estilização de Bicicletas – Bike Fiel Grafitti
Utilidades
  • Coleta de resíduos recicláveis – Bikeatona
  • Bikes Food
  • Feira de pequenos empreendedores

Assim para maiores informações acesse o site.

Foto divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.