Sachê de ketchup usado como gel de carboidratos?

ketchup
​Você já imaginou usar sachês de ketchup em outro momento que não seja no seu sanduíche ou na pizza? Já imaginou comer ketchup correndo ou pedalando?

​Um grande fabricante de ketchup tem sugerido o uso dos sachês para fornecimento de energia durante as corridas de rua e ciclismo. Ele ainda indica a retirada gratuita dos sachês em alguns estabelecimentos de fast food. Por apresentar um sabor agradável e uma consistência fluida, de fácil ingestão, parece uma recomendação bem tentadora para muitos esportistas. Porém, não acredito ser bem assim.

​Já se conhece o uso dos sachês de mostarda para inibição da sensação de câimbra. Acredita-se que o sabor picante da mostarda cortaria a sinalização da câimbra. Mas, quando pensamos em ketchup e fornecimento de energia, é diferente.

​O ketchup apresenta antioxidantes como o licopeno, que pode favorecer a recuperação após a prática de atividade física. Mas, para manutenção e melhora de performance, ele podedeixar a desejar.

Durante a prática de atividade física de longa duração, recomenda-se a ingestão de 30 a 60 gramas de carboidrato por hora de atividade, podendo a recomendação chegar até a 100g de carboidrato. Nos sachês tradicionais de carboidrato, temos aproximadamente 20g de carboidratos, enquanto no sachê de ketchup, temos de 3 a 4g de carboidrato. Além disso, os tipos de carboidratos utilizados no gel tradicional favorece seu aproveitamento e utilização. Também temos uma composição mais completa de eletrólitos, nos sachês tradicionais de carboidrato em gel, quando comparamos com o ketchup.

Acredito que o uso do ketchup pode vir a ser uma conduta completar e deve ser analisada pontualmente e individualmente. Mas, não substitui as condutas tradicionais e que são utilizadas atualmente. 

Substituir, por completo, a ingestão de carboidratos, provenientes do gel, isotônico, jujubas esportivas, frutas e outros alimentos pelo ketchup não é uma conduta sugerida e acreditocomprometer o desempenho esportivo.

Seguimos correndo, pedalando, nos nutrindo e esperando a “próxima descoberta milagrosa” da nutrição!

Veja o vídeo

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.