Evento entre 6 e 8 de novembro reúne ciclismo de estrada, contrarrelógio, gravel e corrida noturna no Vale Europeu Catarinense.
Timbó (SC) recebe, de 6 a 8 de novembro, a UCI Gran Fondo World Series Brazil, em um fim de semana que também terá contrarrelógio individual, gravel e corrida noturna. A organização espera cerca de 3 mil atletas para as quatro provas.
O destaque da programação será o UCI Gran Fondo World Series Brazil ITT, contrarrelógio individual que chega pela primeira vez à América Latina. A prova também oferece classificação para o Super Mundial UCI de 2027, na França.
UCI Gran Fondo terá programação de três dias
A Riders Sports organiza o evento, que reúne diferentes modalidades esportivas em Timbó, no Vale Europeu Catarinense.
A programação começa na sexta-feira, 6 de novembro, com o contrarrelógio individual da UCI Gran Fondo World Series. No sábado, o calendário terá gravel pela manhã e corrida noturna à noite.

O domingo, 8 de novembro, ficará reservado para as provas de estrada UCI Gran Fondo e Medio Fondo.
Segundo Juliano Salvadori, CEO da Riders Sports, o formato busca reunir atletas e familiares durante todo o fim de semana.
“Criamos um megaevento que oferece, em um mesmo fim de semana, três modalidades de ciclismo, além da Night Run de 5 km na noite de sábado. É uma oportunidade para ciclistas e familiares desfrutarem de um fim de semana diferente, com esporte e entretenimento na mesma cidade.”
Contrarrelógio da UCI estreia na América Latina
O UCI Gran Fondo World Series Brazil ITT abre a programação na tarde de sexta-feira, 6 de novembro.
A prova terá 13,5 km em um percurso plano, com asfalto pavimentado e trânsito fechado exclusivamente para os participantes.
A organização limitou a disputa a 150 atletas. As largadas começam às 15 horas, com intervalos de 30 segundos entre os participantes.
A prova aceita bicicletas de estrada tradicionais e terá largada e chegada no Jardim Botânico de Timbó.
O local também receberá uma área de aquecimento junto à arena de largada.
Além da disputa em Timbó, o resultado terá importância para o calendário internacional. O contrarrelógio oferece classificação para o Super Mundial UCI de 2027, na França.
Warm Up Gravel terá 100 km em Timbó
O gravel entra na programação na manhã de sábado, 7 de novembro, com largada às 7 horas no Parque Henry Paul.
A Warm Up Gravel Brasil terá aproximadamente 100 km e 2 mil metros de altimetria acumulada.
Os participantes precisarão utilizar GPS para autonavegação durante o percurso. A prova também aceita bicicletas de mountain bike.
A competição reúne homens e mulheres a partir dos 18 anos, com categorias divididas por faixa etária até a categoria 60+.
O limite para completar o percurso será de oito horas.
O Parque Henry Paul também concentrará parte da estrutura do evento, com estacionamento, banheiros, playground, atrações musicais, food trucks e feira de exposição de marcas do mercado esportivo.
Night Run completa programação do sábado
Depois do gravel, Timbó terá uma prova de corrida de rua durante a noite.
A Night Run terá 5 km, com largada e chegada no Pavilhão de Eventos de Timbó, às 19 horas do sábado.
O percurso será sinalizado e contará com categorias distribuídas por faixas etárias.
A prova amplia o alcance do evento para além do ciclismo e cria uma segunda opção esportiva para participantes e acompanhantes durante o sábado.

UCI Gran Fondo terá 108 km no domingo
O domingo concentra as principais provas de ciclismo de estrada da programação.
A largada e a chegada da UCI Gran Fondo World Series Brazil acontecerão no Parque Henry Paul, às 7 horas.
Os atletas poderão escolher entre duas distâncias.
O Gran Fondo terá 108 km e 1.598 metros de altimetria acumulada. O tempo máximo será de cinco horas, com velocidade média mínima de 24 km/h.
Já o Medio Fondo terá 80 km e aproximadamente 1.133 metros de altimetria. Nesse percurso, o limite será de quatro horas, com velocidade média mínima de 20 km/h.
Diferenças entre Gran Fondo e Medio Fondo
O regulamento estabelece diferenças importantes entre as duas distâncias.
No Gran Fondo, a organização permite bicicletas não motorizadas do tipo road e modelos similares, incluindo gravel.
Bicicletas de contrarrelógio ficam proibidas, assim como clip-ons e guidões específicos de triathlon ou TT.
No Medio Fondo, o regulamento permite qualquer bicicleta não motorizada. Isso inclui modelos de estrada, gravel e mountain bike.
A UCI Gran Fondo World Series Brazil é a prova realizada no Brasil que oferece classificação para o Campeonato Mundial de Gran Fondo da UCI, que integrará o Super Mundial UCI de 2027, na França.
Timbó recebe atletas e grupos esportivos
Além das competições, a programação aposta na participação de grupos e assessorias esportivas.
A organização oferece 10% de desconto nas inscrições para grupos e assessorias. A cada dez inscrições realizadas, o grupo recebe ainda um código para uma inscrição de cortesia.
Para participar da promoção, o responsável deve entrar em contato com a organização pelo Instagram oficial @ucigranfondobrasil.
Timbó também oferece um cenário voltado ao turismo esportivo. A cidade integra o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, roteiro criado há 20 anos e pioneiro no cicloturismo autoguiado no Brasil.
O município também reúne atrações turísticas, gastronomia e opções de passeios ligadas à cultura alemã e italiana da região.
Como chegar a Timbó para o evento
Timbó fica a 32 km de Blumenau, 215 km de Curitiba, 600 km de São Paulo e 614 km de Porto Alegre.
Para quem pretende viajar de avião, os aeroportos indicados pela organização são:
- Navegantes: 83 km;
- Florianópolis: 190 km;
- Curitiba: 200 km.
Calendário do evento em novembro
A programação da UCI Gran Fondo World Series Brazil começa na sexta-feira e termina no domingo.
6 de novembro: UCI Gran Fondo World Series Brazil ITT, em Timbó (SC).
7 de novembro: Warm Up Gravel, em Timbó (SC).
7 de novembro: Night Run, em Timbó (SC).
8 de novembro: UCI Gran Fondo World Series Brazil, em Timbó (SC).
As inscrições para o ITT, Warm Up Gravel, Night Run e UCI Gran Fondo World Series Brazil estão disponíveis nas plataformas indicadas pela organização.
Próximos eventos da Riders Sports
Depois de Timbó, a Riders Sports prevê ainda duas competições internacionais no calendário informado.
Em 29 de novembro, acontece a UCI Gran Fondo World Series Colômbia, em Medellín.
Já em 7 de março de 2027, Camboriú (SC) recebe a UCI Gravel World Series Brazil.
Mais informações no site da disputa.
Fotos divulgação
Aviso de Direitos Autorais: Se você é o detentor dos direitos de alguma imagem utilizada nesta matéria, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atribuir os devidos créditos ou, se preferir, remover o conteúdo imediatamente.
Além disso você também pode se interessar:
