Festival Bike Arte Gira chama população para atividades que estimulam a reflexão da vida urbana

O Bike Arte Gira já está em Heliópolis preparando a grande festa gratuita que vai acontecer no domingo, 29 de setembro na rua Coronel Silva Castro, das 11 às 19 horas e as maiores atrações estão sendo produzidas lá mesmo pela comunidade. Durante a semana que antecede o festival, 100 moradores e moradoras dividem-se por quatro oficinas de formação de 20 horas cada onde aprendem a criar obras e projetos que melhorem a qualidade de vida por meio da mobilidade urbana sustentável, a ocupação das ruas por pessoas, a arte urbana e a inovação social.

O resultado dos cursos serão apresentados durante o festival. O público será chamado a participar de intervenções artísticas e educacionais idealizadas durante as oficinas e assim colaborar na produção de grafites nos muros do bairro, colar cartazes tipo lambe-lambe ou ainda tomar conhecimento de como a bicicleta pode ser usada para estimular o turismo urbano e a produção cultural.

festival-bike-arte-gira-chama-populacao-para-atividades-que-estimulam-a-reflexao-da-vida-urbana (3).jpg

Outras atrações estão programadas para estimular a aproximação da população e a reflexão sobre a vida na cidade. Crianças vão aprender a andar de bicicleta sem rodinhas auxiliares com a equipe Rodinha Zero, pintar o rosto durante a recreação infantil, ouvir histórias do grupo Passarinha Contou e ainda participar de uma ação de jardinagem urbana.

Já os jovens e adultos podem apreciar a literatura local com as performances do coletivo de contação de histórias, Núcleo Atômico e do Slam do Helipa, grupo local que promove um campeonato de poesias faladas.

Quem curte esportes radicais não pode perder a apresentação do Portal Wheeling, liga esportiva liderada por Hudson Xavier que estimula o crescimento do wheeling, um tipo manobra conhecida nas periferias como “dar o grau”, que consiste em empinar a bicicleta para andar em apenas uma.das rodas pela maior distância possível. O portal possui um canal no Youtube com mais 2 milhões de seguidores.

Na cena musical, outros talentos da favela vão embalar o público. tais como o grupo de rap Coletivo Avante, o cantor de MPB, Ronald Melo & O Club e o grupo local de dança urbana, Street Fênix. Nos intervalos,discotecagem de DJs da comunidade e para finalizar o evento, um show especial com o rapper Dexter, que já se apresentou com Mano Brown e Racionais MCs.

Para mais informações acesse http://bit.ly/bikeartegirahelipa

festival-bike-arte-gira-chama-populacao-para-atividades-que-estimulam-a-reflexao-da-vida-urbana (2)
Crianças participam de atividades durante o Bike Arte realizado em 2015 nos bairros do Bom Retiro e Canindé. Fotos de Sylvia Sanchez

Serviço
Festival Bike Arte Gira – Heliópolis
Quando – Dia 29 de setembro – das 11 às 19 horas
Onde – Rua Coronel Silva Castro
Preço – Grátis

O projeto Bike Arte Gira

O Festival Bike Arte Gira é projeto voltado para populações menos favorecidas com intuito de fomentar a arte e promover o direito à cidade e mobilidade urbana. É composto por oficinas de formação educacional, cultural e artística e um  festival gratuito, a céu aberto, onde o espaço público é ocupado com atividades e manifestações heterogêneas com a temática da bicicleta e produzidas por artistas da própria comunidade.
Ele é habilitado pelo Pro-Mac, Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo, e será patrocinado integralmente pela UBER. Além de Heliópolis, haverá edições em outras quatro regiões periféricas da Capital ao longo de 2019 e 2020. A próxima será na Zona Leste, em São Miguel Paulista, no dia 9 de novembro.

Sobre o Aromeiazero

Organização sem fins lucrativos que promove a bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal, estimulando a diversidade e a colaboração. A missão é promover uma visão integral da bicicleta, não só como transporte, mas também como  expressão artística, oportunidade de renda, lazer, esporte e também como ferramenta de mudança no modo de vida e humanizando as relações nos centros urbanos.

Leia a notícia anterior da organização

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.