Com o auxílio da Aliança Bike o IBGE criou um código PRODLIST próprio para as bicicletas elétricas, valendo a partir deste ano de 2020. O código novo é o 3091.2005.
É uma conquista bastante importante, pois irá permitir a produção de dados e estatísticas do setor. Mas também de reafirma que as bicicletas elétricas devem ter tratamento e reconhecimento próprios. Muito mais próximos das bicicletas convencionais e igualmente cada vez mais distantes das motocicletas.
A PRODLIST-indústria
A PRODLIST-Indústria é uma lista detalhada de bens e serviços industriais investigados pela Pesquisa Industrial Anual – Produto, PIA-Produto. Derivada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, a PRODLIST-Indústria é articulada com a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, tendo correspondência, também, com a Clasificación Central de Productos – CCP (Central Product Classification – CPC) das Nações Unidas.
A primeira versão da Prodlist-Indústria foi concluída em 1998, para aplicação na Pesquisa Industrial Anual – Produto – PIA-Produto, desenhada para o levantamento e produção de estatísticas de quantidade e valor dos produtos definidos nesta nomenclatura, cuja série se iniciou no mesmo ano. A partir de então, a Prodlist-Indústria foi sendo atualizada anualmente até 2007, quando passou a ser revisada a cada três anos.
A PRODLIST-Indústria dessa maneira constitui um importante instrumento para a organização de pesquisas e o levantamento de estatísticas de produtos das indústrias extrativas e de transformação, possibilitando, ainda, a comparabilidade das informações da produção interna com os registros de fluxos de exportação e importação de bens e serviços.
O IBGE é o gestor da PRODLIST-Indústria e mantém uma Central de Atendimento para esclarecer dúvidas (prodlist@ibge.gov.br), em especial, as que surgem quando as empresas informam os produtos e os serviços industriais que prestam.
Fontes: Aliança Bike e IBGE