A bicicleta de DH aro 29 mais leve do mundo feita por Gustav Gullholm

Gustav Gullholm
Se você já viu algumas das criações de Gustav Gullholm, acho que sabe que, independentemente da meta de peso, a bike precisa ter um ótimo desempenho e estar 100% pronta para uso mas também para uma corrida.

Essa bike nunca seria uma daquelas com peso mínimo e inutilizáveis. Então, eu estabeleci algumas “regras” que precisavam ser mantidas. A bicicleta deve ter pneus adequados, inserções CushCore Pro, assento acolchoado, garras de travamento e discos de freio de 203 mm. Tudo deve se sustentar e ser confiável. Mas o que seria necessário para reduzi-lo a 13,5 kg / 30 lb ou menos? Comentou Gustav Gullholm.

Quadro

O novo quadro Gambler em carbono completo é completamente diferente em comparação com antigo. Sendo muito mais orientado para a corrida, Scott colocou muito foco na flexibilidade e rigidez, mantendo leveza e a resistência. A Scott fez várias versões para testes e para pilotos da equipe para encontrar o ponto ideal entre rigidez e conformidade para torná-lo rápido.

Contudo o quadro trabalhado por Gustav Gullholm possui uma tonelada de ajustes também. Ele não explicar extamente, mais afirma que se pode ajustar o comprimento do chainstay, a altura do BB, o grau de progressão do amortecedor traseiro e, claro, o ângulo da caixa de direção, graças ao ângulo Syncros configurado com diferentes copos.

 Gustav Gullholm
Foto divulgação

Ele afirma ainda que gostaria que esses recursos fossem padrão nos quadros de trilha e enduro, apesar do peso adicional, comenta que talvez as coisas se movam nessa direção um dia.

O quadro trabalhado teve uma camada transparente de verniz retirada e após muitas horas de trabalho, foram 112 gramas removidas. Normalmente, é isso que uma pintura regular completa com primer, base e verniz pesa de fabrica. Assim o quadro pesa 2.320 gramas.

Suspensão

Na dianteira uma Intend Infinity, conhecida por uma temporada inteira em um projeto anterior, dessa maneira foi uma escolha fácil. O baixo peso total do garfo de 2482,8 gramas também foi, obviamente, uma grande vantagem. Um eixo de titânio ajudou um pouco a atingir esse número, assim como os seletores de ajuste de carbono e a tampa de ar da HOPP.

 Gustav Gullholm
Foto divulgação

Assim na traseira, o novo amortecedor traseiro Intend Hover. Igualmente como seus garfos, a marca Hover é diferenciada e oferece um desempenho tecnológico interessante. Um dos principais objetivos no desenvolvimento desse choque era torná-lo o mais flexível. Seu eixo tem um diâmetro muito menor do que você costuma ver nos choques de ar, para ajudar a diminuir o atrito e a aderência do selo. A câmara negativa é enorme e ajustada separadamente, e a grande área de superfície do corpo de choque ajuda a combater o superaquecimento, para que o choque permaneça consistente. Dessa maneira pesa apenas 462,5 gramas, incluindo hardware.

Cockpit
 Gustav Gullholm
Foto divulgação

Na frente, o combo de carbono completo Syncros Hixon iC DH. A largura de fabrica de 800 mm foi reduzida para 780 mm e claro, a pintura de fabrica foi toda removida, tanto para economizar alguns gramas quanto para combinar com a aparência do quadro. O peso final ficou em 285 gramas, surpreendentemente incluindo parafusos em titânio.

Para a caixa de direção, um conjunto Syncros bastante especial. Vem com copos alternativos de +/- 1 e +/- 2 graus, mas também foi decapado e escovado para combinar com as coroas dos garfos, além de ter sido atualizado com os rolamentos CeramicSpeed, que economizam um pouco de peso e são de ótima qualidade.

Um canote Schmolke TLO em fibra de carbono com 91.1 gramas. Grampo do selim um Tune Würger Skyline, segurand um selim Tune Speedneedle 20Twenty. Pode ser destinado ao público XC, mas é um dos selins mais experimentados e testados em sua categoria. Esta versão 20Twenty foi criada para o 20º aniversário do Speedneedle e seu design dividido inspirou as listras do tubo superior correspondentes no quadro.

 Gustav Gullholm
Foto divulgação

Contudo essa é uma das duas coisas que a bike tem limite de peso para o ciclista, com a combinação sendo feita para ciclistas de até 100 kg.

Freios

Freios Piccola HD, com 4 pistões e são super leves. Pesam o mesmo que um conjunto de freios XTR de 2 pistões. Uma bela aparência usinada em CNC, especialmente dessa maneira com as coroas e o garfo Intend personalizados. Discos de freio diferentes, Trickstuff Dächle e Dächle UL nos tamanhos 203mm e 223mm.

Grupo

Pedivela RaceFace SIXC, talvez o mais leve com largura para DH do mercado hoje. Mais uma vez, a camada transparente foi removida para economizar gramas e combinar com a moldura. Coroa com 34T Garbaruk com rolamentos no movimento central CeramicSpeed.

Pedal CrankBrothers Mallet E11 com uma atualização do eixo de titânio, pesando apenas 349 gramas. Para comparação, um par de pedais XTR Race pesa apenas 35g a menos. Dessa maneira esse é o segundo lugar na bicicleta com um limite de peso para o ciclista, com máximo de 85 kg.

 Gustav Gullholm
Foto divulgação

Corrente, uma PYC SP1101, que é um modelo de pinos ocos que é ainda mais leve do que, por exemplo, correntes Yaban ou KMC.

Cassete SRAM X01 DH, com disco interno em alumínio removido, dessa forma pesando 130,7 gramas.

Cambio traseiro SRAM X01 DH de 7 velocidades, com trabalho de alivio de peso e um conjunto de atualização da HOPP Carbon Parts. Há um conjunto de rodas de polia super leves da Extralite e alguns parafusos novos, totalizando assim 200,1 gramas.

Rodas

Aros surpreendentemente em alumínio DT Swiss EX471, estreitos DH com 25 mm, com inserções como o CushCore Pro. Cubos Tune montados com raios Sapim CX-Ray. O conjunto de rodas de 29 “pesa 1758,5 gramas.

Pneus e inserções de pneus

Pneus Maxis Assegai, é um pneu pesado, mas tem muita aderência em muitas situações diferentes, tornando-o especialmente adequado na frente. Na traseira, Dissector de 2,4″ que oferece um pouco menos de aderência. Inserções CushCore Pro tanto a frente quanto a traseira. Rodas montadas com selante Syncros.

O peso informado da SCOTT Gambler SL é de 13,42 kg. Veja abaixo o peso dos itens.

Preço da bike não informado.

Quer ver mais do trabalho de Gustav Gullholm, acesse seu Instagram.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Clique no link e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.