Saiba quais são os itens que não podem faltar para sair de bike seguro

bike

Não importa qual o seu perfil de ciclista, certos acessórios para bike são indispensáveis. Seja para o seu pedal de lazer, para locomoção ao trabalho, mas também em trilhas e competições. Assim leia abaixo quais são os itens que todo ciclista precisa levar quando pedalar.

Bolsa de selim, de quadro ou porta treco

Você vai precisar precisar levar alguns itens que vamos ver mais abaixo, assim uma bolsa ou porta treco é primordial.

bike

Bolsa de selim, de quadro ou porta treco são as opções mais usadas, a primeira como o nome diz, é uma bolsa que vai presa por trás do selim, neste item a atenção vale para evitar as versões com velcro, pois o com tempo tendem a soltar durante o pedal e até mesmo travar a roda traseira.

bike

Na versão de quadro, a bolsa pode ser do tipo que prende no por dentro do quadro ou as que ficam acima do quadro, próximo guidão. As suas versões igualmente mesmo com velcro prendem bem sem risco de acidente.

Por fim o porta treco que, contudo, ocupa o espaço de um porta garrafa. É uma opção legal e deixa a bike com um aspecto mais limpo.

Ferramenta multifunções

Também conhecido como canivete multifunções. É um item indispensável, já que possui as principais e mais importantes chaves para ajustes rápidos e consertos emergenciais. Dessa maneira ajuste de câmbio, freios e altura do selim, chaves torx para micro ajustes, manutenção de corrente, aplicação de cartucho de CO2, espatula para tirar pneu.

bike

Aqui vale ter atenção para comprar as versões que não enferrujam com o tempo. Existem algumas variações, mas em geral todas as ferramentas mantem um minimo necessário de funcionalidades.

Iluminação

Pelo Código de Trânsito Brasileiro é um item obrigatório. Existem muitas opções no mercado, a dica é compre um kit de iluminação para ser visto também durante o dia, mas em caso de uso noturno é importante verificar as opções de duração da bateria para não fica no escuro. Assim falamos de farol e luz traseira também.

bike
Câmara de Ar Reserva

Ninguém quer ter que voltar para casa ou até mesmo a oficina mais próxima empurrando a bike por um pneu furado. Dessa maneira levar uma câmara de ar reserva é primordial.

bike

Quando for comprar a câmara, leia antes as informações na lateral do pneu de sua bike para saber a medida e comprar o tamanho certo.

Bomba de ar

Imagina precisar trocar a câmara de ar ou remendar e no momento de encher o pneu não ter uma bomba de ar? Assim pesquise no mercado uma versão com capacidade para encher o seu pneu com a pressão correta. Essa informação também esta na lateral do pneu da sua bike. Mas verifique também no ato da compra a compatibilidade do modelo com válvulas Presta (bico fino) e/ou válvula Schrader (bico grosso). Tem modelos compatíveis com os dois tipos.

bike

Mas também existe a opção de bomba de Co2, nela se acopla um cartucho de Co2 comprimido que infla o pneu sem precisar ficar bombeando manualmente.

bike
Caramanhola, garrafinha ou squeeze

Hidratação durante a atividade física é fundamental, as garrafinhas mais comuns tem capacidade de 500 ml até 750 ml. As opções mais caras são as versões térmicas, que mantem a bebida gelada por em média 2 horas. Vale o investimento, se você pedalar por muitas horas. Bebida quente não costuma ser agradável quando você espera se refrescar.

bike
Capacete de ciclismo

Já foram os anos que usar capacete não era bem visto, atualmente é um item obrigatório, contudo um item que pode salvar vidas em caso de queda. Vários estudo apontam que usar capacete protege o ciclista em até 70% nas lesões na cabeça mesmo nas verões mais simples.

Luvas para ciclismo

Luvas são importantes em caso de queda também. Protegem as mão contra o solo, principalmente para não deixar as mãos com ferimentos graves por atrito. Ter as mão raladas e ainda entrar sujeira na ferida é extremamente agoniante. Assim se não tem, vale a compra.

Óculos para ciclismo

Fundamental para proteger os olhos, seja das sujeiras, poeira no ar, mas também do sol. Essa necessidade aumenta também em função da velocidade que se anda. As versões variam muito, os modelos específicos para bike costumam ser os melhores, mas os modelos chamados de EPI resolvem o problema.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Clique no link e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.