Specialized Aethos | Novo modelo chega pesando 5.9 kg tirado da caixa

specialized aethos

Specialized Aethos, novo modelo da marca é surpreendentemente leve e abaixo do limite de peso da UCI! Assim veja abaixo a apresentação do modelo que a Specialized nos enviou.

Se preferir veja o vídeo:

A criação da Specialized Aethos começou com uma simples pergunta: “E se?”

E se nós construíssemos uma bike focada na mais pura experiência de ciclismo de estrada? E se nós construíssemos uma bicicleta que elevasse os momentos inesquecíveis aonde tudo desaparece e o Ciclista e sua Bike se tornam um só.

Todos nós conhecemos esses momentos, os momentos em que nos envolvemos emocionalmente com aquela subida épica, aproveitando cada metro. Mas também quando pilotamos a bike, curva atrás de curva, quase por telepatia, como se não existisse mais nada no nosso mundo. Nos sentimos livres, liberados das limitações do nosso dia a dia e os quilômetros se transformam em muitas horas de pedal.

Foto divulgação Specialized Aethos
O MELHOR PEDAL DA SUA VIDA

Existem Ciclistas que buscam por algo mais do que corridas, que enxergam as experiências fora da competição tão ou mais entusiasmantes como a ansiedade antes da largada de uma prova. As exigências e sofisticação deste ciclista igualam a do ciclista mais competitivo. Mas ao invés de procurar velocidade pura, estes ciclistas exigem um conjunto de características que envolvem todas as emoções. Subidas intermináveis até às nuvens, descidas alucinantes do outro lado. Assim são percursos épicos que demandam um comportamento superior e uma experiência ciclística sem precedentes de uma bicicleta que é a epítome de qualidade, performance e estilo.

Enquanto este projeto nos daria a possibilidade de aplicar tudo o que aprendemos durante os últimos 50 anos em como construir bicicletas, o objetivo traçado foi o de não aderirmos a conceitos ou preconceitos sobre como fazê-lo. Mas qual seria o resultado desta abordagem?

Mesmo à vontade com os standards do Ciclismo, como com as regras da UCI. Mas na realidade, nenhum deles deveria ser limitante em todo o processo de desenvolvimento da nova Aethos. Criar uma bike capaz de transcender a experiência de Ciclismo foi muito mais importante.

Foto divulgação Specialized Aethos
QUAIS REGRAS QUEBRAMOS?

“Foi difícil para a maior parte da equipe pensar numa bike de estrada de alta performance cujo foco não era competitivo. Dessa forma tínhamos receio que este projeto fosse encontrar resistência interna ou mesmo ser cancelado, pelo que trabalhamos em segredo durante quase um ano. Ninguém soube deste projeto até que o design foi realizado e produzimos os primeiros quadros”. Assim disse Stewart Thompson – Líder das categorias Road + Gravel da Specialized Bicycles Components.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
REFORMULANDO O CICLISMO DE ESTRADA

Nós sabemos que a forma contribui em larga escala para a performance de uma bike e é por isso que a Aethos nasceu de um momento iluminado no nosso laboratório de testes. Os nossos engenheiros estudaram profundamente o comportamento de cada seção de quadros de carbono sob os esforços provocados em nosso robô de simulação de pedalada. Assim entenderam que o conhecimento atual existente na indústria sob como as forças influenciam o comportamento do quadro era incompleto, deixando espaço para melhorias consideráveis.

Assim usamos simulações inimagináveis em super computadores, para realizar alterações sutis numa tubulação de seção redonda. Dessa forma isso fez com que as seções se tornassem mais cônicas em áreas chave. Mas também assegurando ganhos extraordinários em rigidez e equilíbrio com o mínimo de material. Não existe nada em excesso, somente mais estabilidade e integridade.

Contudo para sermos super claros, esta é a história de como a forma da tubulação influencia diretamente no comportamento desta bicicleta. A Aethos representa uma nova era e inúmeras oportunidades na forma como se desenham bicicletas. Porque é que esta situação é tão entusiasmante?

Pois com certeza influenciará a forma como desenvolveremos todas nossas bicicletas em diante.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
Sem Carbono Sobrando
A única coisa essencial ao pedal é você.

Hoje, a performance dos quadros depende essencialmente da forma dos mesmos, seguido do material e a técnica de construção utilizados, mas no caso do carbono, a laminação.

Specialized Aethos

O estudo contínuo do comportamento destes quadros sobre as forças de pedalada nos ajudaram a determinar que existem muitas camadas de rigidez (ou camadas extra) que dessa maneira são adicionadas durante a construção tradicional de um quadro. Contudo, com estas novas formas da tubulação, necessitamos de reformular totalmente a forma como projetávamos a laminação de carbono dos nossos quadros. Gratamente, entendemos que ao reduzir o número de camadas necessários em 11% (quando comparado com um quadro S-Works Tarmac SL6, que sempre foi conhecido por ser extraordinário) através da utilização de seções mais largas, mais longas, mais contínuas e sem interrupções, chegamos dessa maneira num resultado mais consistente do que qualquer outro quadro que construímos até hoje.

O que é interessante de referir é que a espessura final de toda a tubulação é substancial, mas como as camadas de rigidez foram reduzidas, o peso também baixou significativamente. A única coisa essencial para o pedal é você.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos

“O primeiro Quadro tinha 545 gr. Quando o colocamos no robô de testes o quadro se comportou maravilhosamente – igualmente super estável. Apenas adicionamos 10 gramas e poderíamos testá-lo no mundo real. Foi nesse momento que entendemos que tínhamos algo enorme diante de nós”, por fim afirmou Peter Denk, Chefe de Desenvolvimento da Aethos.

ACIDENTALMENTE ILEGAL

Nós perseguimos a Experiência Ciclística na Aethos, não um número. Mesmo assim, nós sabemos que uma bike leve, rígida e equilibrada gera magia em qualquer pedal. O resultado é o quadro de bike de estrada para freio a disco mais leve que já foi produzido, sem especificações galácticas e um peso tão leve como 5,9 kg. A Aethos é mais do que ilegal na perspectiva de muitos ambientes de competição. Mas ainda assim está preparada para atender Ciclistas (com seu equipamento) de até 109 kg e possui a pilotagem telepática, agilidade e rigidez que você espera de qualquer bike de estrada Specialized. (sshhhhh, não conte à UCI).

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
A Bike De Estrada Mais Moderna

Muito mais bike do que a soma das suas partes. Dizermos que “tudo foi considerado no desenvolvimento desta bike” é pouco. Investimos semanas intermináveis em seu desenvolvimento, interação sobre interação, desenhando obsessivamente cada peça do quebra-cabeça. Mas sempre com o ciclista no centro do nosso raciocínio, mantendo o foco numa bike que se encaixa perfeitamente no seu estilo de vida e não o oposto.

Perfeita Em Todos Os Detalhes

Da gancheira aos eixos (dropouts), nenhum grama foi esquecido. O mesmo pode ser dito das rodas Roval. Trabalharam sob o mesmo foco e objetivos, entregando as rodas Alpinist de 1.248 gramas, junto com o novo kit de guidão/mesa Alpinist foram desenvolvidos em especifico para a Aethos, para dessa forma entregar a você, a bike da sua vida.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
Founder’s Edition

Celebramos todas as novas plataformas com a introdução de uma edição especial – a Founder’s Edition. Serão somente 300 bikes para todo o mundo, na montagem mais especial e leve, mas também com uma pintura incrível e acabamentos fora de série. Esta S-Works Aethos inclui os componentes Shimano Di2 mais leves, o kit de guidão/mesa Alpinist (esta será a primeira bike que disponibilizará este kit) e por fim o movimento central e roldanas de câmbio traseiro da Ceramic Speed. Disponibilidade e valores da edição especial ainda não divulgados.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
FAQ
Qual é a disponibilidade e valores da Specialized Aethos no Brasil?

Aethos estará disponível no mercado nacional em meados de outubro de 2020. Aethos S-Works – SRAM Red eTap AXS tem preço informado de R$ 102.999,00 O quadro Aethos S-Works, R$ 43.999,00

A nova Specialized Aethos foi desenvolvida com o Rider-First Engineered ™ ?

Sim. Cada tamanho de quadro tem a mesma lendária resposta às subidas e proeza nas descidas que você pode esperar de qualquer bicicleta de estrada de performance.

Quanto pesa a Aethos?

A Aethos S-Works usa nosso carbono FACT12r, o material de melhor qualidade. Assim como a melhor sobreposição de camadas, para atingir um peso de quadro, já pintado, de 585 gramas nas cores mais leves.
A bicicleta S-works completa equipada com transmissão SRAM eTap tirada da caixa pesa 6,26 kg com a pintura Carbon/Chameleon Red Gold.

E quanto às diferentes cores?

As cores mais leves são Satin Carbon / Jetfuel, que pesam 585g. Outras cores adicionarão aproximadamente de 25g (como Gloss Clay/Flake Silver ou Satin Flake Silver/Chameleon Red Gold).

Qual é a compatibilidade de montagem da Specialized Aethos?

A Aethos só é compatível com discos hidráulicos. Contudo compatível com grupos eletrônicos.

O Cockpit Roval Alpinist é compatível?

O Cockpit Alpinist da Roval é compatível com todos os modelos e quadros Aethos. Guidão e avanço são integrados para reduzir peso, enquanto entrega aos ciclistas o fit e a performance que esperam. Ele estará disponível em 10 tamanhos diferentes (combinações de comprimento de mesa e largura de guidão) até o início de 2021.

Foto divulgação Specialized Aethos
Existe algum suporte integrado no cockpit Roval Alpinist ?

O Cockpit Alpinist da Roval oferece suporte para ciclocomputador/gps integrado, compatível com as seguintes marcas: Wahoo, Garmin, Polar, Cateye e Bryton. Contudo adicionalmente, há um suporte desenvolvido para câmeras GoPro, luzes Specialized Flux e novos suportes para luzes Specialized Stix.

Qual o maior tamanho de pneu que pode ser instalado na Specialized Aethos?

Cada Aethos vem equipada com pneus 700x26mm, contudo, o quadro foi desenvolvido com muito mais espaço em mente. Você pode utilizar pneus de até 32mm em rodas de 21mm com 4 mm de espaço ao redor do pneus. Claro que tudo isso depende da combinação de rodas e pneus utilizados, podendo variar de acordo com estes componentes. Sugerimos que cheque o tamanho dos pneus antes de utilizá-los na bicicleta.

Posso remover o suporte do câmbio dianteiro?

Sim! A Aethos possui um suporte de câmbio dianteiro removível que proporciona uma configuração mais limpa ao se utilizar configurações de relação 1x. Sem o suporte do câmbio dianteiro, assim uma tampa e dois parafusos estarão inclusos na sua Aethos.

Adaptador do freio dianteiro: há uma peça exclusiva?

Todos os quadros da Aethos foram projetados para maximizar o potencial de performance e alavancar o pedalar perfeito. Dessa maneira isso inclui otimizar o encaixe do cáliper do freio dianteiro para discos de 160mm apenas. Com isso, o time de engenheiros desenvolveu um novo adaptador que funciona com qualquer cáliper de montagem plana (flat mount) para dessa maneira reduzir peso no garfo sem sacrificar potência de frenagem e credibilidade.

Onde cabe a A-Junction Box do Shimano Di2?

A-Junction da Shimano deve ser instalada no guidão.

Quais são as outras especificações técnicas da Aethos?

Todos os modelos da Aethos possuem movimento central de 68mm BSA com rosca. A Aethos possui eixos passantes de 142×12 e 100×10 mm e segue o padrão Shimano flat mount para os freios à disco.

As equipes de corrida patrocinadas pela Specialized utilizarão a Aethos?

Não. A Tarmac SL7 poder ser montada e utilizada em corridas com o peso de 6.8kg, estabelecido como limite pela UCI, além de possuir significativa vantagem aerodinâmica em relação à Aethos.

Por que a Aethos é aprovada pela UCI?

Ainda que a Aethos possa ser montada e utilizada bem abaixo do limite de peso estabelecido pela UCI, a aprovação do quadro pela UCI ainda é muito importante. Esta aprovação permite que ciclistas utilizem a Aethos como queiram. Como muitos eventos amadores ao redor do mundo requerem a utilização de bicicletas aprovadas pela UCI, estas regras também ditam que estas bicicletas aprovadas devem possuir uma etiqueta em localização evidente permanentemente aderida ao quadro.

Quais são os modelos da Aethos?

AETHOS S-WORKS SRAM RED ETAP AXS, com quadro e garfo FACT 12r, canote Roval Alpinist, guidão S-Works de carbono, relação SRAM Red eTap AXS, rodas Roval Alpinist CLX e selim S-Works Power. Assim pesando 6.26kg.

Tamanhos (cm) e pesos (g) do quadro da Specialized Aethos

49cm/ 550g
52cm/ 565g
54 cm/ 575g
56 cm/ 585g
58 cm/ 623g
61 cm/ 643g

*peso médio para a cor Satin Carbon/Jetfuel

Por ser um quadro tão leve, ele é confiável?

Aethos representa uma nova forma de como desenvolver um quadro de bicicleta. Dessa maneira como todos os quadros produzidos pela Specialized, este foi submetido a testes rigorosos para garantir todos os padrões de qualidade e segurança. De fato, devido à otimização das sobreposições das camadas de carbono, assim como das formas dos tubos, o quadro Aethos é excepcionalmente durável, mesmo sendo de baixo peso.

Qual é a geometria da Specialized Aethos?

A Aethos apresenta posição e dirigibilidade idênticas às da Tarmac SL7. Medidas detalhadas podem ser encontradas na tabela de geometria.

Como a altura do solo e o avanço são medidos na Aethos?

A Altura do solo e o avanço são medidos do centro do tubo superior, como de costume. Apesar desses números serem diferentes dos da Tarmac SL7, a geometria é idêntica entre os dois quadros.

Qual é o offset do canote Roval Alpinist?

O canote Roval Alpinist assim está disponível com offset de 12 mm e comprimento de 300 e 360mm. Todas as bicicletas ou quadros avulsos serão devidamente equipados com este canote Roval Alpinist.

Specialized Aethos
Foto divulgação Specialized Aethos
Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.