Aromeiazero recolhe bikes sem uso e ajudam quem perdeu o emprego

aromeiazero
As bikes doadas passam por reformada pelo Instituto Aromeiazero sem custos, e encaminhadas para projetos de empreendedorismo e geração de renda

Aromeiazero – Quem nunca viu, em condomínios, aquelas bikes abandonadas aos montes, sem qualquer uso? Essas bicicletas amontoadas causam problemas de fluxo para quem pedala regularmente e precisa de espaço para alocar a sua. Mas, o que é um problema de fluxo e organização, pode vir a ser a solução para quem está desempregado, principalmente neste contexto de pandemia.

O empreendedorismo e a geração de renda através de entregas autônomas com bikes, acabam sendo a saída para muitas pessoas. Apesar disso, não são todes que possuem condições financeiras estáveis para adquirir uma bike nova. Dessa maneira isso se torna um obstáculo para gerar renda o mais rápido possível.

É pensando em auxiliar essas pessoas na busca pela estabilização financeira, que o Instituto Aromeiazero promove a campanha Bike Parada Não Rola, uma iniciativa que tem como objetivo recolher bikes usadas. E assim reformá-las e encaminhá-las para quem está investindo na geração de renda, de forma autônoma.

O Aro possui o Viver de Bike, projeto que oferece formações em mecânica e empreendedorismo. Mas também o Rodinha Zero que ensina crianças a pedalar com segurança. E igualmente o Bazar da Bike, que revende bicicletas para gerar mais recursos, comprar ferramentas e peças novas. As doações feitas para o Bike Parada Não Rola, portanto, auxiliam a existência dessas outras iniciativas.

As bikes geralmente estão alocadas em condomínios, vilas e bairros. Mas, pela falta de uso, o resultado são bicicletas que podem ser úteis, mas estão abandonadas. Dessa forma atrapalhando principalmente o fluxo de quem pedala regularmente e precisa de um local para deixar a sua.

Como você pode ajudar?

Basta preencher o formulário com seus dados, pois o Aromeiazero está sempre com o cadastro aberto para receber as bikes. Você pode tanto doar individualmente, quanto mobilizar o pessoal do seu condomínio ou bairro.

Neste último caso, um bom canal de diálogo para articulação é importante, e geralmente acontece naquele grupo de amigos do WhatsApp, sem descartar as redes sociais. Nosso Kit de Mobilização pode ser de grande ajuda para doações conjuntas, e foi desenvolvido especialmente para mobilização. Utilizado desde 2011, ele conta com a revisão de especialistas em Administração Imobiliária e pode ser baixado gratuitamente.

Além disso, temos um guia prático que fornece não só dicas de como implantar a iniciativa aonde você mora, mas também disponibiliza artes de avisos, para colagem.

Liliane Bento dos Santos é ex-aluna do nosso curso Viver de Bike, e foi através do Bike Parada Não Rola que ela abriu uma cafeteria com seu sócio.

“A inserção das  pessoas de diferentes condições sociais nos possibilita estar no centro dos acontecimentos, levando nossas ideias para milhares de possibilidades, que anteriormente nos foi negado. Serei eternamente grata”, por fim conta.

Faz parte de um projeto similar e precisa de bikes usadas?

A iniciativa não é somente do Aro. Nós também damos uma força para outros coletivos que têm o mesmo objetivo de receber bikes antigas para executar seus próprios projetos. Se for esse o caso, a instituição ou coletivo também pode se inscrever para participar da campanha. E assim receber as bicicletas que forem necessárias para suas ações.

Desapegue e doe sua bike usada!

Sobre o Aro

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. ​​Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.