Entenda a importância da hidratação durante suas pedalas

Clarin

Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água. Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%.

Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela então dá forma e compõe a estrutura das células, mas também regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biotipo físico.

Esta importância no nosso organismo é mais evidente quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido por meio do suor, para assim equilibrar sua temperatura.

A longo de um dia normal, podemos perder até 2 litros de água. Contudo em temperaturas mais elevadas esse índice pode chegar a 3 litros.

A hidratação correta, principalmente durante o ciclismo, é essencial para um bom desempenho. Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves.

Por que a hidratação durante o ciclismo é tão importante?

Durante a pedalada a temperatura do corpo aumenta, mesmo com o vento que a modalidade oferece. Então, é muito importante ter água na reserva para eliminar na transpiração. Isso varia de pessoa pra pessoa e nada mais é que uma forma fisiológica de equilibrar a temperatura do corpo. Dessa maneira durante o verão, pode chegar, em média a 1,5l/hora, dependendo da intensidade que se pedala, da temperatura, da umidade relativa do ar, mas também até mesmo do tipo de roupa usada pelo ciclista.

Quando a perda dessa água, o popular suor, não é compensado com a ingestão de líquidos, provoca a desidratação, a eliminação de minerais e eletrólitos muito importantes para o organismo, como o sódio, magnésio, potássio e o cloro. Mas também a diminuição do volume de sangue em cada batimento cardíaco.

Então a não hidratação provoca alguns prejuízos à saúde, afeta o funcionamento de vários sistemas relacionados ao metabolismo e ao desempenho físico, além de cãibras e muitos outros fatores que podem atrapalhar sua pedalada.

Como se hidratar corretamente

A melhor maneira de prevenir problemas de saúde causados pela desidratação corporal é consumindo bastante água cotidianamente. Antes de sair para pedalar, o mais recomendado é tomar de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes do início. Durante os exercícios, estabeleça intervalos a cada 20 a 30 minutos para ingerir líquidos. O recomendado é aproximadamente 100ml a 200ml por intervalo.

Apesar da hidratação ser um fator primordial, vale lembrar de evitar o exagero, pois este pode comprometer o desempenho durante as pedaladas. Em caso de dúvida, o ideal é procurar um nutricionista.

clarin
Foto divulgação Clarin
Por que é recomendado para o ciclista a ingestão de água Clarin?

A leve alcalinidade da água Clarin, de pH9, facilita funções do metabolismo, combatendo a hiperacidez e ajudando a reduzir toxinas associadas a diversas doenças. Por ser mais leve, contribui para uma melhor hidratação e melhoria das funções orgânicas.

Sendo assim, para um ciclista, o consumo de água alcalina ajuda na manutenção do equilíbrio do pH, dando ao corpo mais energia para executar outras funções orgânicas. Ou seja, seu corpo trabalha menos para equilibrar o seu pH e pode “focar” em dar energia para suas atividades.

A água Clarin é alcalina e oferecer íons eletrolíticos capazes de suplementar parte das necessidades diárias de quem pedala, a Clarin é enriquecida com sais de magnésio e potássio.

Siga a Clarin no Instagram e compre na loja on-line!

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.