Paôla Reis do BMX e treinador condenados por violação de quarentena

Paôla Reis

Investigados por pelo não cumprimento de isolamento prévio para participação de etapas da Copa do Mundo de BMX. Paôla Reis e Leonardo Gonçalves são então condenados pelo Comitê de Ética, Integridade e Prevenção de Infrações da Confederação Brasileira de Ciclismo por violação de quarentena.

As seleções brasileiras de BMX Racing e Mountain Bike desembarcaram em abril, em Anadia, Portugal. Onde igualmente cumpriram quarentena, para realização do período final de treinamento antes das etapas da Copa do mundo que irão definir as cotas olímpicas para as duas disciplinas.

A condenação se deu surpreendentemente por violação de quarentena obrigatória para participar de etapas de Copas do Mundo de BMX.

Leia abaixo na íntegra divulgação da Confederação Brasileira de Ciclismo

Resumo Fático – ref: Relatório do Gestor de Alto Rendimento da CBC:

“… no dia 25 de abril do corrente ano, com apenas cinco dias de quarentena cumpridos, a atleta Paôla Reis Santos, deixou a delegação na companhia de Leonardo Gonçalves, que até onde tínhamos conhecimento era seu extreinador. Ele esteve hospedado no mesmo hotel do dia 24 para 25/04 e no dia seguinte a referida atleta, deixou a delegação e se dirigiu com ele para outro endereço em Portugal argumentando que em seguida iriam para a Itália, competir uma competição que não estava no plano da CBC e, mais preocupante ainda, quebrando a bolha sem a devida apresentação de documentos ou autorização das autoridades locais para o interrompimento (sic) da quarentena.

Gostaria de evidenciar, que a atleta foi alertada e orientada para os riscos de saúde que estaria correndo e os problemas que poderia causar, mas mesmo assim tomou a decisão de deixar a delegação, decisão esta contrária a da CBC, a qual estava responsável pelo projeto e atletas.

Na ocasião, pedi para a atleta assinar um termo de desligamento, isentando a confederação de qualquer responsabilidade, conforme documento anexado neste e-mail.”

PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO DE DELIBERAÇÃO

Ante toda a prova produzida no caso em questão, os membros integrantes do COMITÊ DE ÉTICA E INTEGRIDADE da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, ANDREIA MARCIA HORST, FERNANDO SILVA JUNIOR, MARCELO LOPES SALOMÃO, PAULO MARCOS SCHMITT e TIAGO HORTA BARBOSA, reunidos por intermédio da plataforma virtual Zoom julgam procedente a violação de conduta ética e RESOLVEM:

i) por UNANIMIDADE, aplicar a pena de suspensão de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data [30/04/2021] da instauração do presente processo por violação de conduta ética, à PAÔLA REIS SANTOS, atleta de BMX, por ter adotado comportamentos violadores dos incisos II e IV do art. 5º c/c as alíneas “a”, “b”, “d”, “e” e “f” do art. 30, ambos do Código de Ética da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBCi; e

ii) por MAIORIA, aplicar a pena de suspensão de 30 (trinta) dias a LEONARDO GONÇALVES DOS SANTOS, treinador, por ter adotado comportamento violador dos incisos III e IV do art. 5º do Código de Ética da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBCii; vencida a Profª. ANDREIA HORST que votou pela aplicação da pena de advertência.

VEJA A DECISÃO NA INTEGRA – PROCESSO 001/2021
http://www.cbc.esp.br/img/governanca/CBC_CEI_Processo_001_2021_Decisao_18mai2021.pdf

————-

DESPACHO
http://cbc.esp.br/img/governanca/CBC_CEI_Processo_001_2021_Despacho.pdf

INTIMAÇÃO
http://cbc.esp.br/img/governanca/CBC_CEI_Processo_001_2021_Intimacao.pdf

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA
http://cbc.esp.br/img/governanca/CBC_CEI_Processo_001-2021_Decisao_Interlocutoria.pdf

OUTROS DOCUMENTOS
http://cbc.esp.br/governanca-transparencia/comite-etica-integridade

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
Paulo M. Schmitt
Pres. Comitê de Ética e Integridade da CBC

Foto divulgação reprodução (Instagram/paolareis78)

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.