O que comer durante os pedais para ter energia e preservar a musculatura

comer

Durante os treinos longos de ciclismo ou até longos passeios de bicicleta, costuma-se sentir fome. Além da fome, é importante a ingestão de alimentos para gerar energia, mas também preservar a massa muscular.

Mas o que comer?

Durante as atividades físicas devemos consumir alimentos fontes de carboidrato e de fácil digestão. Entretanto, é comum a existência de alguns alimentos “mitos”, consumidos pelos “mais velhos” no esporte e que acabamos imitando. O consumo de castanhas, refrigerantes, entre outros são grandes exemplos de alimento mitos.

Não que sejam alimentos proibidos, mas, devemos observar a individualidade, hábitos alimentares, hábitos intestinais, objetivos nos treinos e ritmo durante as pedaladas.

Os alimentos ricos em gorduras e fibras apresentam uma digestão mais lenta e durante uma prática de atividade física de alta intensidade pode acabar levando a um desconforto estomacal e intestinal. Contudo, se o ritmo for mais leve, talvez o ciclista não sinta nenhum desconforto. 

Os alimentos fontes de carboidrato são de mais fácil digestão e liberação mais rápida de energia.

Também é importante não inovar na escolha das opções de alimentos. Opte por alimentos que façam parte da sua rotina alimentar e que você já tenha testado anteriormente.

Outro ponto muito importante a ser analisado é a duração da pedalada e o trajeto a ser percorrido. Também deve-se levar em conta se haverão paradas durante o percurso. O nível técnico de cada pessoa também influencia. Por exemplo: consegue retira as duas mãos do guidão? Não consegue? Tudo isso é importante ser analisado na hora de definir os alimentos a serem utilizados.

Algumas opções práticas são as barras de cereal, mariolas, carboidratos em gel, paçocas e frutas secas. Mas caso o treino seja mais longo, as barras de proteína e sanduíches com queijo se tornam mais necessários. Percursos mais técnicos e ritmos mais intensos, os carboidratos em gel costumam ser a melhor escolha.

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Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação Haute Route

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