Grangiro acontece neste fim de semana na Serra das Hortênsias

grangiro

O evento será exclusivo para atletas inscritos, sem público, e seguirá todos os protocolos sanitários de segurança

O Circuito Grangiro faz sua segunda prova neste domingo, dia 29 de agosto, na Serra das Hortênsias, Rio de Janeiro, com uma prova de ciclismo estrada. Promovida pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo do Estado, a etapa terá percurso de 80 km e altimetria acumulada de 1.500 m. As inscrições estão nos últimos dias e os atletas que já garantiram suas vagas vão pedalar em uma pista 100% fechada para os competidores durante a prova. Os primeiros 12 km da disputa serão transmitidos, ao vivo pelo canal do Grangiro no YouTube, onde também será exibido um compacto pós-prova com os melhores momentos do evento.

Circuito inédito

Pela primeira vez no Brasil, em uma prova de ciclismo, os participantes poderão percorrer a Serra das Hortênsias pelos dois lados. Com a largada em Teresópolis, os ciclistas vão subir em direção a Itaipava e por fim voltam para o alto da serra em Teresópolis. Além do ineditismo do trajeto, o Circuito Grangiro Serra das Hortênsias terá suporte neutro em ponto estratégico para auxiliar aqueles que precisarem de pequenos reparos, staff acompanhando o pelotão, hidratação a cada 6km e uma chegada especial com referência de provas internacionais. Pensando na segurança dos atletas, principalmente nos estreantes em competições de ciclismo estrada, os quilômetros finais serão em descida neutralizada até o Teresópolis Golf Club onde os atletas terão arena de recepção com toda infraestrutura como vestiário, estacionamento e bike park.

Parcerias

Além dos prêmios para os finalistas, os participantes também vão concorrer a recompensas exclusivas Strava. A maior plataforma de atletas estará presente na prova com o desafio Rei e Rainha da Montanha. O homem e a mulher que fizerem o melhor tempo do segmento Strava destacado nos quilômetros finais do percurso, sairão vencedores deste desafio. Outra grande marca esportiva que está junto com o Grangiro nesta etapa é a Garmin, que vai premiar os primeiros colocados  gerais feminino e masculino,com um relógio. HB, Probiótica e Sense também oferecerão produtos para os finalistas e para a assessoria esportiva que mais levar atletas para a prova.

A estreia do circuito foi em março, com a etapa MTB em Búzios, que proporcionou aos atletas participantes a experiência de uma prova com mar e montanha. Desta vez, os ciclistas sobem a serra para aproveitar uma programação que vai muito além das disputas sobre duas rodas. Sendo um evento carbono neutro comprometido com o planeta, o Grangiro vai promover a plantação de 500 mudas de árvores em áreas de reflorestamento da região de Teresópolis com o apoio da Prima. O objetivo assim é compensar os gases de efeito estufa que serão gerados na etapa e contribuir para o reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Ações que geram impacto

O Circuito Grangiro também promove ações sociais em todas as suas etapas, fortalecendo projetos sem fins lucrativos que transformam através do esporte. Nessa etapa Hortênsias, adolescentes e jovens da ONG Pedala Queimados vão realizar uma oficina gratuita de mecânica básica de bike promovida em parceria com a marca SRAM. Na etapa Grangiro MTB Búzios, jovens e adultos da região ampliaram sua perspectiva de geração de renda com uma oficina da ONG Transporte Ativo, ganhando a visão de empreender no segmento do ciclismo.

Protocolos de segurança
  • Por determinação dos órgãos públicos, todos os atletas inscritos devem apresentar, na retirada do kit (que acontece no dia anterior à prova), o resultado de teste de covid-19 com resultado negativo. Ele deve ter sido realizado em até 72 horas antes do evento. Atletas que, por alguma razão, não apresentarem o resultado do teste negativo, ficarão impossibilitados de realizar a prova.
  • Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos;
  • Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias;
  • A largada será em ondas por categorias de faixa etária e com intervalos de 3 minutos, garantindo distanciamento entre os atletas;
  • Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo;
  • Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena;
  • Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena;
  • Todo staff do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário);
  • Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena;
  • Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova);
  • Limpeza periódica de toda estrutura da arena;
  • Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva;
  • Cada atleta será responsável por levar o seu próprio suporte de água e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff;
  • Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração;
  • Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados;
  • Premiação reservada, assim para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova;
  • Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.
Circuito Grangiro
  • Etapa estrada Serra das Hortênsias
  • Data: 29 de agosto
  • Inscrições abertas pelo site – VAGAS LIMITADAS
  • Cupom de 10% de desconto para a audiência do site: BIKEAOSPEDACOS10
  • Retirada de Kit: 28 DE AGOSTO no Golf Clube Teresópolis, das 10h às 19h (consultar documentos necessários para a entrega de kit no site oficial do evento).

Foto divulgação Grangiro

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.