Golpistas utilizam o nome da Oggi para enganar consumidores on-line

Utilizando sites falsos e plataformas como o Mercado Livre, golpistas utilizam o nome da marca para enganar consumidores. Contas piratas em redes sociais também aplicam golpes.

Nos últimos meses, os canais de comunicação da Oggi passaram a receber dezenas de relatos de consumidores frustrados, depois de terem caído em golpes aplicados na internet.

Utilizando o nome da marca e de outras marcas de bicicleta, os golpistas então conseguem roubar dados do consumidor e, em alguns casos, até mesmo vender produtos que não existem, deixando muita gente no prejuízo.

Confira abaixo os principais tipos de golpes e como se proteger deles

Mercado Livre

Neste caso, o golpista vende um produto como uma bike da Oggi ou de outra marca e aceita o pagamento pelo Mercado Pago, que então só libera o dinheiro depois da entrega do produto. Com a venda concluída, o golpista pede um PIX para realizar o frete, e é aí que você cai no golpe.

oggi
Como se proteger? 
  • Se for comprar uma bike da Oggi nova, utilize a rede oficial de distribuição disponível no site da marca.
  • Desconfie de valores muito baixos. Todas as bikes da Oggi possuem um preço mínimo sugerido. Este valor é tabelado e consta na ficha técnica de as bikes no site.
Perfis falsos em redes sociais

Nesta modalidade, o golpista utiliza um perfil falso em redes sociais para pedir dados do consumidor, muitas vezes com o pretexto de mandar um brinde ou igualmente participar de alguma promoção.

oggi

Depois do contato, os golpistas enviam um SMS para a vítima, com um código que permite instalar o Whatsapp em outro aparelho. Assim, os criminosos utilizam o Whatsapp para aplicar outros golpes na lista de contato da vítima, normalmente pedindo dinheiro emprestado.

Como se proteger?
  • A Oggi só utiliza seus canais oficiais de comunicação. Por isso, se receber uma mensagem de um perfil diferente dos listados abaixo, faça um print da tela, bloqueie o usuário e reporte imediatamente o ocorrido.
  • A marca não envia nenhum tipo de código por SMS e nem pedimos depósitos em conta.
  • Caso receba uma tentativa de golpe, faça um print da tela e envie para os canais oficiais de comunicação da marca. Com isso, poderão acionar a rede social para derrubar o perfil falso.
Sites falsos de e-commerce. 

Neste tipo de golpe, uma loja de e-commerce de bicicletas falsa é criada. Dessa maneira, muitas vezes utilizando preços mais baixos, o consumidor é atraído para a armadilha. Com isso, além de comprar algo que não existe, você ainda corre o risco de revelar seus dados particulares e de cartão de crédito.

Como se proteger? 
  • Só compre bikes da Oggi na linha de revendas autorizadas.
  • Desconfie de valores muito baixos. Todas as bikes da Oggi possuem um preço mínimo sugerido. Este valor é tabelado e consta na ficha técnica de as bikes. Todas as informações estão disponíveis no site.

Fotos divulgação Oggi

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.