Campeonato Brasileiro de Pista Elite termina com disputas no Keirin

Campeonato Brasileiro de Pista

Campeonato Brasileiro de Pista, começou na sexta-feira, 19, os ciclistas disputaram as fases classificatórias das provas de Velocidade e definiram os campeões nas disputas da Velocidade Por Equipes, Perseguição Por Equipes e Omnium feminino. No Paraciclismo, os atletas competiram nos 200m, 1km contrarrelógio e Scratch. Provas aconteceram de 19 a 21, com entrada gratuita para o público no Velódromo de Maringá

Perseguição Por Equipes Masculino

O dia começou com a briga por medalhas na Perseguição Por Equipes. O time Indaiatuba Cycle Team marcou 4min30seg172 ficando em primeiro lugar com os atletas Kacio Fonseca, Armando Camargo, Endrigo Pereira e Patrick Oyakaua. Em segundo lugar o Clube So Pedal, de Curitiba, que registrou 4min37seg705 com os ciclistas Diego de Jesus, Fabio Dalamaria, Ricardo Dalamaria e Samuel Stachera. Enquanto a Equipe Mista, formada por Joel Candido, Marcos Novello, Rafael Pattero e Diego Diesel conquistaram o bronze com 4min39seg785.

“Fizemos um trabalho muito focado no Brasileiro. Selecionamos os atletas que estamos em melhores condições de fazer essa prova e trabalhamos durante bastante tempo para chegar aqui em excelentes condições. Todos estão de parabéns, estamos muito felizes com a vitória”, então comemorou Armando Camargo.

Velocidade Por Equipes Masculino

Na prova de Velocidade Por Equipes, prevaleceu a tradição da equipe Memorial/Santos, que conquistou a medalha de ouro com o tempo de 47seg798. Indaiatuba Cycle Team ficou em segundo lugar com 50seg196, e a Associação Curitibana Desportiva ACD ficou em terceiro com 50seg432.

Omnium feminino

No período da tarde, um dos principais destaques ficou para a prova Omnium feminino, em primeiro lugar a atleta Alice Melo, da equipe ABEC/Rio Claro, que somou 149 pontos e terminou a prova bastante emocionada com o título nacional.

“Estou muito emocionada, nessa hora fogem as palavras. Mas estou extremamente feliz, essa vitória é da minha equipe e minha família que sempre está me apoiando. A Wellyda também tem uma participação muito grande, aprendo muita coisa com ela e essa troca de experiência com ela é muito importante para o meu desenvolvimento esportivo”, assim destacou Alice.

Muita velocidade e disputas acirradas tomaram conta do terceiro dia de competição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite. Os atletas definiram os campeões das provas de Eliminação, Omnium e Velocidade Individual, além das provas do Paraciclismo.

Velocidade Individual Masculino

A prova de Velocidade Individual foi uma das mais disputadas e levantou a torcida em vários momentos. O velocista João demonstrou tranquilidade e talento para superar os principais nomes da modalidade com uma apresentação impecável desde as fases classificatórias.

“Estamos retornando de momentos bastante difíceis com essa pandemia, mas graças a Deus, consegui me manter ativo com todo o suporte da minha equipe Memorial/Santos, e isso foi fundamental para chegar bem preparado no Campeonato Brasileiro. Assim estou muito feliz com o ouro e quero dedicar essa vitória para a minha família e todos que torcem por mim”, então declarou João Vitor.

Flávio vagner Cipriano, da Taubate Cycling Team, ficou em segundo lugar, seguido por Vinicius Rangel, Associação Curitibana Desportiva – ACD, completando o pódio com o bronze.

Velocidade Por Equipes feminino

Na prova da Velocidade Por Equipes feminino, em primeiro lugar a jovem Carolina Barbosa, da Indaiatuba Cycle Team. A medalha de prata ficou com Tatiele Valadares, da Frutaria WL Team, em terceiro lugar Maria Tereza Muller, da Memorial Santos.

Omnium Masculino

As disputas no velódromo também receberam a prova Omnium Masculino neste sábado. O ciclista Lauro Chaman, atual campeão mundial de Paraciclismo, protagonizou uma prova praticamente sem erros e sagrou-se campeão nacional Elite com 179 pontos.

“É muito gratificante poder competir ao lado de grandes nomes da nossa modalidade e consegui sair com a vitória. A Omnium é uma prova que eu gosto da dinâmica, mas o nível estava muito alto e qualquer decisão poderia custar o título. Mas acabou tudo dando certo e fiquei muito feliz por tudo que está acontecendo, sou muito grato. Quero dedicar essa vitória para a minha família e agradecer a todos que estão envolvidos neste campeonato”, então destacou Lauro Chaman.

A Omnium contou ainda com Cristian Egídio da Rosa, da equipe Taubate Cycling Team, em segundo lugar com 153 pontos, seguido por Armando Camargo Filho, da Indaiatuba Cycle Team, terceiro com 152 pontos.

Fechando as disputas

As provas de Keirin fecharam no domingo a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite. O campeonato reuniu os principais atletas da modalidade que protagonizaram momentos históricos.

Após as etapas classificatórias, que já apresentou o alto nível dos competidores, os melhores colocados avançaram para a grande final que teve o atleta João Vitor, da Memorial/Santos, como grande campeão. Fernando Sikora, do Clube Maringaense de Ciclismo, conquistou a medalha de prata, enquanto Leandro de Larmelina completou o pódio em terceiro lugar.

“A Keirin é a prova que eu mais gosto no velódromo. Já tem alguns anos que estou perseguindo esse título e agora deu certo! Durante a prova eu tentei ficar sempre muito bem posicionado para evitar qualquer tipo de surpresa e estou super feliz de terminar com a medalha de ouro”, assim declarou João Vitor.

No feminino

Na Keirin feminino, Tatielle Valadares, Frutaria WL Team, foi soberana e garantiu a medalha de ouro com muita emoção. Julia Maria Constantino, do Clube Ciclístico Araponguense, terminou com a medalha de prata, seguida por Bruna Lie Adate, Clube Maringaense de Ciclismo, em terceiro lugar.

“Eu acabei passando muito tempo sem conseguir treinar como deveria no velódromo, mas é uma modalidade que eu gosto muito e sempre tento estar presente, participando. A prova Keirin foi muito disputada, as adversárias estavam muito fortes, então tive que tomar muito cuidado, mas consegui sair com a medalha de ouro”, então destacou Tatielle.

Os atletas também disputaram as provas de Eliminação Masculino, Madison Feminino, Velocidade Individual Masculino e Feminino, e 500m contrarrelógio (Paraciclismo). Para acessar os resultados completos de todas as provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2021 podem ser acessados através do link.

Fotos divulgação CBC/Allan Modesto

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.