Qual é o tamanho apropriado de guidão para Mountain Bike

guidão

Com a mudança no diâmetro das rodas nos últimos anos, os guidões das mountain bike estão mais largos e atualmente de 700 mm a 810 mm, mas qual a medida adequada?

Como escolher a largura do guidão da mountain bike?

O tamanho da roda é diretamente proporcional à largura do guidão. Pois embora uma roda de 29″ ofereça mais segurança na superação de obstáculos também é necessário exercer maior controle sobre seu tamanho. A força que temos que exercer na direção de um a roda será menor quanto mais largo for o guidão, dessa maneira é por isso que os guidões largos oferecem segurança em mountain bikes de aro 27,5″ou 29″.

Os guidões estreitos de 620mm eram muito populares durante a era das mountain bikes aro 26″, mas esse tamanho mudou para 700mm com a chegada das 29″. Mas atualmente guidões de até 800mm podem ser vistos em mountain bike.

Guidão largo é sempre melhor?

Um guidão largo vai contrabalançar o peso da roda. Mas a desvantagem é que em caminhos estreitos com vegetação as mãos sofrerão mais arranhões e possíveis impactos. Entretanto esses motivos não devem ser suficientes para considerar o encurtamento do guidão. Dessa maneira a principal razão deve ser o conforto postural e o controle. Contudo em alguns casos, um guidão largo pode ser ruim para ciclistas com ombros estreitos e é nesses casos que faria sentido montar um guidão mais estreito do que o usual.

As medidas atuais

Para se ter uma ideia, nas bicicletas de XC os guidões de 720 mm e 740 mm são os mais utilizados , para enduro e trail de 760 e 780 mm e para downhill de 800 e 810 mm.

Como cortar um guiador de alumínio ou carbono?

Seja o guidão de carbono ou de alumínio, uma boa ideia é comprá-lo um pouco mais largo e cortá-lo se necessário, senão a única solução seria trocar o guidão. Muitos modelos de guidão já vêm com marcações para corta se necessário.

Mas, uma vez que decidimos cortar, a recomendação é que você o leve a uma loja ou oficina de especializada, pois é um processo simples e barato, e você garante que a operação corra bem com profissionais capacitados e ferramentas adequadas.

Fotos divulgação Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.