Como voltar a maximizar o efeito da cafeína em seu organismo

cafeína

A cafeína, assim como outros compostos, server para ativar certas partes do corpo. Dessa maneira podemos usa-la para extrair o máximo de desempenho do organismo. Entretanto existem truques sobre como tomar cafeína para melhorar seu rendimento.

O que a cafeína faz em seu corpo

A cafeína é sinônimo de melhor rendimento físico e mental, pois o cérebro, com seu neurotransmissor adenosina que se acumula nos neurônios, atinge o estado de sonolência. Assim a cafeína, basicamente, bloqueia esses receptores, fazendo então com que nossos neurônios continuem trabalhando a toda velocidade.

Quem não nunca se levantou de manhã e só acordou de verdade depois de um café? Então, esta é a razão para isso.

O problema é que as tolerâncias gerais do organismo e seus efeitos, são reduzidos ou desaparecem completamente após o uso prolongado. Mas a boa notícia é: com a cafeína não acontece como com outros produtos viciantes. Com o café e derivados você pode parar e voltar sua ingestão.

Claro, como qualquer alimento ou produto viciante, gera uma ligeira síndrome de abstinência, que pode complicar sua desconexão. Portanto, como ciclista, aconselhamos que você faça a redução aos poucos, comece por alguns dias e depois planeje pelo menos uma semana sem antes de um competição por exemplo, e assim volte ao consumo.

Por que redefinir a necessidade de cafeína no ciclismo

Como fazer a cafeína ter mais efeito? Bem, parando de tomar por um tempo para que nosso corpo diminua sua tolerância e assimilação. Assim, se depois de alguns dias ou algumas semanas você voltar a tomar cafeína, o fato de o corpo não estar acostumado com sua ingestão fará com que ela absorva muito melhor e seus efeitos sejam mais perceptíveis.

Esse pequeno truque, funciona em uma infinidade de esportes, incluindo o ciclismo. Simplesmente, o que muitos ciclistas fazem é que na semana anterior a uma competição ou corrida, eles dispensem completamente qualquer ingestão de café ou derivados. Especialmente alguns suplementos alimentares que contêm altas doses de cafeína justamente para ativar o organismo.

Uma vez que essa semana passa e a prova começa, no meio ou no final da corrida, o ciclistas toma o gel com cafeína em grande dose, e multiplicam seu efeito potencializador nesta fase. É uma arma inteligente pois não implica dopping. Também pode fazer uma pequena mas importante diferença, principalmente nas sensações do ciclista diante de um momento muito importante.

Fotos divulgação Chevanon Photography/Pexels.com/Probiótica

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1 comentário em “Como voltar a maximizar o efeito da cafeína em seu organismo”

  1. Cafeína, além de não ser energética (cria falsa sensação de energia), contrai os vasos sanguíneos o que acaba transportando menos sangue.

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