Governo Federal aprova redução de imposto de importação para componentes de bicicleta

imposto de importação

Ministério da Economia aprovou 4 pleitos apresentados pela Aliança Bike para zerar imposto de importação de alguns componentes de bicicletas

A partir de 5 de julho de 2020, a Resolução do Grupo Mercado Comum (GMC) Nº 49/19 passou a vigorar, em substituição à Res. GMC nº 08/08, e dessa forma é o atual normativo que irá nortear as medidas de desabastecimento de produtos no Mercosul.

Através do comitê-executivo de Gestão da CAMEX (GECEX) o Ministério da Economia aprovou, posteriormente na última reunião do Comitê do ano de 2021, zerar temporariamente a alíquota do imposto de importação de quatro componentes de bicicletas. Assim na lista: freios, quadros de fibra de carbono, quadros de cromo-molibdênio e correntes.

Os pleitos foram apresentados pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) ao longo do ano de 2021 e estão enquadrados como casos de desabastecimento, de acordo com a Resolução GMC Nº 49/19 do Mercosul. A medida, dessa maneira, foi criada para ajustar desequilíbrios entre oferta e demanda de produtos específicos.

Aguardando países membros do Mercosul

Assim a decisão do governo federal de reduzir as alíquotas destes componentes para 0% já foi comunicada aos demais países membros do Mercosul, que terão até 90 dias para questionar a decisão brasileira. Entretanto a medida, quando aprovada ratificada pelos demais países do bloco, terá validade de 365 dias (com possibilidade de prorrogação por igual período) e terá quantitativos preestabelecidos.

Confira abaixo o que foi aprovado pelo GECEX e os quantitativos
NCMDescriçãoAlteração de alíquotaQuantidade aprovada
8714.94.90Freios (travões) e suas partes para bicicletasDe 16% para 0%9.694 toneladas
8714.91.00Quadros de fibra de carbonoDe 16% para 0%30.000 unidades
8714.91.00Quadros fabricados com liga de aço 4130 (cromoly)De 16% para 0%15.000 unidades
7315.11.00Correntes de rolo para bicicletasDe 14% para 0%4.466 toneladas

A redução do imposto de importação trará benefícios para todo o mercado de bicicletas e, principalmente, para ciclistas, pois os produtos poderão ficar mais acessíveis. Em tempos de preços elevados por conta da desvalorização do real perante o dólar, mas também do custo do frete marítimo e dos reajustes nas matérias primas, uma redução de impostos é uma notícia importante para todos os amantes da cultura da bicicleta. Mas também para lojistas que esperam girar mais seus estoques.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.