Encontrar o selim ideal para o seu tipo de pedalada, mas também para sua anatomia, é importante para manter o conforto, evitar dores e incômodos que podem prejudicar sua diversão ou treino.
Dessa maneira existem mercado um grande variedade de selim, cada um deles com detalhes e características desenvolvidas para atender diferentes perfis de ciclistas e modalidades. Por exemplo do piloto de enduro ao ciclista de estrada, passando do atleta ao uso recreacional e muitos outros.
Entretanto, com tantas opções disponíveis, encontrar o selim ideal para o seu perfil pode ser uma tarefa dificil.
Segue abaixo algumas dicas para facilitar a escolha
Formato do selim e flexibilidade
O formato do selim tem muito a ver com a flexibilidade do ciclista, principalmente quando falamos na capacidade de rotacionar a pélvis. Naturalmente, cada pessoa tem uma anatomia diferente e, então, as explicações abaixo servem como um guia. A melhor forma de encontrar o selim ideal ainda fazer um Bike Fit, mas também testar vários modelos.
Selins reto
Os selins que não tem diferença na altura entre a parte dianteira e a traseira geralmente tem indicação para quem pedala com o corpo mais ereto. Mas também costumam funcionar bem para quem tem boa flexibilidade.
Selins com a traseira elevada
Selins com a parte de trás levantada geralmente tem indicação para ciclistas não muito flexíveis, mas que gostam de pedalar com o corpo bem curvado para frente. Além disso, eles são bons para quem não muda muito de postura durante a pedalada.
Selins planos
Esses selins ajudam a reduzir a pressão na área do púbis. Selim plano é aquele que tem as laterais mais ou menos da mesma altura do que o centro. Mas também costumam ser indicados para quem não é muito flexível e para quando o selim não tem a largura exata dos seus ísquios.
Selins curvos
Apesar de aumentarem as chances de compressão no períneo, esses selins deixam o ciclista mais estável na bike. Assim, com a largura exata, se pode adaptar bem. Então podem ser uma excelente opção.
Formato de pera ou formato em T
Os selins com formato de “pera” costumam funcionar bem para quem muda bastante a posição durante a pedalada. Entretanto, podem gerar atrito na parte posterior da coxa, o que pode ser desconfortável para algumas pessoas.
Dessa maneira, os selins com formato em T podem ser mais adequados. Além disso, atualmente existem os selins com a frente curta; este tipo de selim promete oferecer mais posições de pedalada, sem que a ponta do selim interfira demais com o seu conforto.
Mais macio o mais duro?
Muita gente acredita que um selim com uma espuma super macia vai ser mais confortável, mas isso nem sempre é verdade. Vale dizer que, ao sentar, os ísquios vão comprimir a espuma, e dessa maneira o peso vai ficar apoiado no períneo. Assim em pedais mais longos, isso tente a causar desconforto.
Dessa forma, o mais importante é encontrar um selim que encaixe perfeitamente no seu corpo. Mas também usar uma boa bermuda ou bretelle de ciclismo com bom forro.
Entretanto, se você faz pedaladas recreacionais e não costuma usar roupas para ciclismo, os selins mais largos e com espuma macia ainda pode ser a melhor opção.
Meça a largura dos seus ísquios e encontre a largura do selim
Assim como acontece com a espuma macia, muita gente acredita que um selim bem largo vai oferecer mais conforto. Desse modo, isso nem sempre é verdade, já que o peso do ciclista deve ficar apoiado nos ísquios durante a pedalada.
Por isso, para descobrir a largura correta do seu selim, o melhor é fazer um bike fit. Neste processo, um profissional treinado vai usar uma plataforma especial para medir a distância entre seus ísquios. Uma vez sabendo sua medida, ficará mais fácil achar o melhor selim.
Selim de estrada no MTB
Nas trilhas, os selins para MTB costumam ser uma opção mais adequada, por conta de sua resistência maior, mas também pelo próprio formato. Muitas vezes, o selim de estrada é maior na parte traseira, o que pode dificultar sua vida na hora de mudar o peso do corpo para trás para descer uma trilha inclinada, por exemplo.
Aberturas e cortes no centro do selim
Para aliviar a pressão no períneo, muitos selins possuem cortes ou aberturas em sua parte central. Isso quer dizer que, apesar de funcionar bem para algumas pessoas, o corte no centro do selim pode prejudicar o conforto para outras.
Selins recomendados para mulheres
Homens e mulheres possuem anatomias diferentes. Os selins femininos costumam ser um pouco mais largos no apoio para os ísquios, mas também com a frente um pouco mais curta. Mas nada impede que uma mulher se adapte super bem com um selim masculino e vice-versa.
Teste o máximo possível
Com certeza, o selim é o item mais particular de uma bicicleta e, por isso, um modelo super confortável para uma pessoa pode ser extremamente desconfortável para outra. Por isso, mesmo com todas as informações acima o ideal é testar diversos modelos diferentes. Sob o mesmo ponto de vista, é importante que você teste os selins usando a roupa que pedala.
Fotos divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Bermuda Cycle7 com bolso Endurance Gel
- Review Sapatilha de mountain bike Giro Rincon
- Qual é o tamanho apropriado de guidão para Mountain Bike

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!