Distúrbios no esporte | Você conhece alguém ou pode ser esse alguém….

Distúrbios

Sempre falamos sobre buscar o máximo de nossa performance no esporte e ao mesmo tempo levar uma vida normal, mas muitos estão vivenciando distúrbios mentais em decorrência desta busca e não sabem.

Treinar todo dia ou ficar triste porque AQUELE treino foi cancelado por causa da chuva não têm a ver com problemas de saúde mental.

Muitas vezes os esportes de resistência servem como uma estratégia terapêutica para lidar com ansiedade, estresse ou depressão.

Mas quando toda a sua vida torna-se pautada somente por isso, você insiste em treinar com uma lesão grave, prejudica-se no trabalho, ignora a família ou obrigações sociais, ou começa a mostrar sintomas graves de abstinência, isso tudo pode ser sim, sinais de um problema.

Os sintomas também se manifestam fora dos treinos, manifestando-se através de restrição severa de calorias para perder peso ou não conseguir dormir devido ao elevado grau de ansiedade.

Esses sintomas de abstinência podem ser tão intensos que fazem os atletas continuarem, apesar de lesões.

O vício é realmente diferente de um hábito saudável. Se você não pode treinar no dia que o treino estava planejado, você se sente culpado, torna-se irritado com tudo e todos, fica ansioso e nervoso. Não estou pregando a falta de compromisso, mas não tem nada de errado perder um dia de treino aqui ou ali para participar de compromissos familiares, estar pronto para o trabalho e descansar.

Um alerta é quando você perde o controle sobre essa decisão e o treino se torna a prioridade acima de tudo e nada mais tem importância.

Algo muito comum entre nós amadores, querer ter a vida de treino de um atleta profissional, isso é um grande erro, pois a grande maioria dos Profissionais possuem tempo para o descanso e recuperação após o treino. Tentar manter essa rotina a todo custo, pode ter um preço alto, tanto físico como o mental.

Não significa que todo atleta compromissado e disciplinado é um viciado. Mas fique atento aos sinais de distúrbios e mantenha-se saudável.

Curta, comente e compartilhe com seus amigos.

Treinamento de Triathlon/ Ciclismo / Corrida – Assessoria Online, mande mensagem pelo link https://linktr.ee/valutri

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2;
Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: https://www.trainingpeaks.com/coach/valutri

Foto divulgação Meo/Pexels.com

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.