Brasil vai sediar 1º Pan-Americano de ciclismo paralímpico da história

ciclismo paralímpico
A competição, chancelada pela União Ciclística Internacional, irá receber 170 atletas de 11 países

A Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) anunciou a realização do primeiro Campeonato Pan-Americano de ciclismo paralímpico, entre os dias 17 e 20 de março de 2022, em Maringá (PR). A competição, chancelada pela União Ciclística Internacional (UCI), receberá 170 atletas de 11 países em provas de pista, mas também estrada.

Entre os participantes, haverá alguns atletas campeões mundiais, como por exemplo o paulista Lauro Chaman, que também tem duas medalhas em Jogos Paralímpicos: prata e bronze no Rio, em 2016. As nações representadas no Pan-Americano serão, além do anfitrião Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A competição distribuirá pontos nos rankings mundiais, tanto no individual como no de nações. Tais rankings serão utilizados como base para a classificação dos ciclistas ao Parapan-Americano de Santiago 2023 e aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

As provas do Pan-Americano de ciclismo paralímpico contam com a seguinte divisão. As disputas na pista acontecerão nos dias 17 e 18, enquanto as competições de estrada ocorrerão nos dias 19 e 20.

Presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luis Vasconcellos afirmou que, para muitos atletas, o Campeonato Pan-Americano será a primeira oportunidade de brilharem em um evento internacional.

“Há uma grande satisfação em realizar esta competição, pois temos a consciência de que estaremos na presença das maiores estrelas do ciclismo das Américas. São atletas que poderão obter medalhas nas próximas edições dos Jogos Paralímpicos”, avaliou.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.