Faltando apenas dois dias para o início da Copa do Mundo em Petrópolis, a UCI fez algumas mudanças na pista na tentativa de torná-la mais segura para os ciclistas. Mas essas mudanças parecem não convencer a todos e o próprio Avancini diz que algumas áreas agora vão ser perigosas.
Henrique Avancini teve muita influência no projeto e construção do circuito da Copa do Mundo no Brasil. Um circuito que ele visitou por meses para refinar cada detalhe.
A pista inclui alguns saltos, possivelmente os maiores da Copa do Mundo, e é exatamente ai que a UCI decidiu adicionar zonas de rolamento para os ciclistas que não querem saltar.
Há uns dias, a prova da CIMTB aconteceu na mesma pista. E a verdade é que não pareceu que os maiores saltos, por altura ou distância, tivessem muitas complicações para qualquer ciclista profissional.
Essa polêmica também carrega o paradoxo de como a Copa do Mundo da UCI tenta há anos adicionar espetáculo ao evento com circuitos cada vez mais técnicos, mas, como aconteceu em Albstadt, ao mesmo tempo inclui um grande número de elementos artificiais que são supostamente mais seguros mas tiram a competição dos percursos naturais.
De acordo com o São José Bike club, o vão principal, mostrado na foto abaixo, deixará de existir. Em seu lugar um salto de aproximadamente 1 metro, contudo sem vão.


Henrique Avancini comentou em suas redes sociais
“A UCI decidiu mudar algumas características da pista da Copa do Mundo em Petrópolis. Falando como desenhista de pista, acredito que as mudanças adicionam muito risco para situações de corrida.
Eu entendo a preocupação deles em torná-la mais segura para alguns cenários, mas eu me certifiquei em compartilhar meus pensamentos e conceitos para explicar por que eu acredito que as mudanças não são positivas.
O curso continua o mesmo mas em alguns dos saltos agora é possível passar apenas rolando….
Conheço o curso que construí, e embora seja muito desafiador, o nível de segurança é mais alto que a maioria das pistas que corremos.
Apenas compartilhando as informações, e reforçando que eu não concordo com as mudanças. Mais que isso, acho que agora algumas partes serão perigosas.” então comentou.
Fotos divulgação Bike aos Pedaços / Renato Assis
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- CIMTB Petrópolis na pista de XCO Henrique Avancini, São José Bike Club
- Loja Bike Humaitá | Conhecendo a nova loja e oficina de bicicletas
- Expert Clean – Limpeza e desinfecção

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!