IRONMAN 70.3 Maceió e o fortalecimento do triatlo nordestino

IRONMAN

Etapas da capital alagoana e de Fortaleza tem contribuído para o crescimento da modalidade na região

O dia 7 de agosto ficará marcado pela realização da quarta edição de um dos maiores eventos de triatlo mundial na capital alagoana: o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió. A disputa em Maceió, ao lado da etapa de Fortaleza (CE) – que terá sua sétima edição em novembro –, então consolida o Nordeste no cenário internacional com duas das principais provas do calendário. A presença de triatletas de 16 nações na disputa deste ano serve para reforçar essa condição e a expectativa é de mais uma etapa disputada e de alto nível técnico que terá todo o apoio dos fãs alagoanos.

A prova

A largada será a partir das 7 h, na Praia de Pajuçara, e os participantes terão pela frente 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida em um percurso plano, rápido e sob uma temperatura bastante elevada. A etapa será classificatória para o IRONMAN 70.3 World Championship 2023, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto do ano que vem, na cidade de Lahti, na Finlândia. Serão 30 vagas em disputa, distribuídas pelas diversas categorias.

O desenvolvimento do triatlo no Nordeste nos últimos é fruto da chegada do Circuito IRONMAN. Tudo começou em Fortaleza, em 2014, ainda com as distâncias IRONMAN e reunindo cerca de 1.500 competidores. O título ficou o brasileiro, Guilherme Manocchio, campeão na Elite, tornando-se um ídolo dos nordestinos. De lá para cá, outras seis provas aconteceram na capital cearense, sempre reunindo diversos competidores amadores dos diversos estados da região.

O inicio

A história em Maceió é mais recente, mas nem por isso menos destacada. A estreia foi 2017, quando 1100 competidores, todos amadores, participaram da etapa, vencida pelos brasileiros Francisco Sartre e Vanessa Gianinni. E a primeira edição foi em grande estilo, tanto assim que foi eleita uma das melhores do circuito mundial pela WTC. Ela venceu nas categorias “Melhor Local” e “Qual prova estaria no próximo ano”, segundo avaliação dos próprios competidores,

Em 2018, a participação aumentou com 1500 atletas presentes. O potiguar Cid Cardos colocou o Nordeste pela primeira vez em primeiro lugar no pódio masculino, enquanto Vanessa conseguiu o bicampeonato. Na última edição antes da pandemia, em 2019, os atletas nacionais continuaram se destacando. José Belarmino e Fernanda Palma foram os vencedores entre os 1500 inscritos.

“É motivo de muito orgulho podermos contar com duas etapas no Nordeste e contribuir para o fortalecimento do esporte. O resultado é o crescimento do triatlo e a maior participação de atletas da região em um dos principais eventos do mundo. Outro ponto de destaque é todo o impacto financeiro positivo que gera em cada sede, que beneficia a todos”, então destaca Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, organizadora as etapas do Circuito IRONMAN no país.

Foto divulgação Fábio Falconi / Unlimited Sports

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.