Suco de beterraba e rendimento esportivo

beterraba

A beterraba pode ser um poderoso aliado natural ao desempenho esportivo por ser rico em carboidratos, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além disso, a beterraba é rica em nitrato, que será convertido em óxido nítrico, que favorece a vasodilatação e redução da fadiga durante o exercício. A vasodilatação faz com que mais sangue rico em oxigênio circule pelo corpo e chegue nos músculos. Desse modo, você consegue treinar intenso, por mais tempo, sem atingir a fadiga.

Mas, não é somente durante a atividade física que esse suco vermelho traz benefícios. O seu pigmento natural betacianina é anti-inflamatório e antioxidante, podendo ajudar a diminuir a dor muscular e a acelerar a recuperação dos praticantes de atividade física.

A recomendação da ingestão é de 500mL de suco de beterraba, utilizando, aproximadamente 200g de beterraba. Deve-se ingerir uma a duas horas antes do treino, já que o pico da concentração de nitrato no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão do suco de beterraba.

Os benefícios da ingestão do suco de beterraba podem variar entre os indivíduos e entre o nível de condicionamento. A especulação é de que atletas que treinam intensamente já apresentariam um nível elevado de óxido nítrico, mesmo sem suplementação.

Conclusão

A conclusão que se tem chegado é que somente uma dose da bebida não produz efeitos significativos em atletas de alta performance. Especula-se, contudo, que a ingestão contínua do suco ou a suplementação com outras fontes mais pontes de nitrato – como o nitrato de sódio – possam provocar alteração de nitrito na corrente sanguínea. Mas, essa informação ainda precisa de mais comprovação científica.

O que se pode dizer, é que o suco de beterraba possivelmente tem a capacidade de gerar melhoria de desempenho para atletas específicos, mas isso não pode ser inferido como regra, sobretudo devido à característica não conclusiva dos estudos disponíveis.

Foto divulgação Chris F / Pexels

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.