Técnicas e produtos que irão ajudar a soltar peças que ficaram presas na bicicleta, leia e antenda como soltar aquele componente preso
Seja um pedal, canote, movimento central ou qualquer outro componente, há momentos em que você pode encontrar uma peça que simplesmente não sai da bicicleta, não importa o quanto você tente. Mas também vale lembrar que nem sempre a força é a melhor solução nessas situações.
Assim, confira abaixo algumas técnicas e produtos que podem ajudar você a tirar uma peça que ficou presa na bike.
Bike apoiada
Um segredo importante para remover um componente teimoso é garantir que a bicicleta esteja firmemente presa, de preferência em um cavalete de boa qualidade. Em alguns casos, quando as peças estão realmente presas, pode ser necessário colocar a bicicleta no chão para aplicar uma força adicional.
No entanto, ao fazer isso, é crucial ter muito cuidado, pois há um risco de a bicicleta se mover. Uma sugestão é pedir a alguém para segurar a bicicleta enquanto você aplica a força necessária. Também é útil apoiá-la firmemente contra uma parede, com o pneu traseiro e o guidão pressionados contra ela.
Sentido de giro
Tenha sempre certeza, girar o parafuso para o lado errado acontece muitas vezes, até mesmo com mecânicos experientes. Por via de regra, os parafusos comuns são apertados no sentido horário e soltos no sentido anti-horário. Mas em algumas peças da bike, como o movimento central e os pedais, isso pode ser diferente.
Dessa maneira, alguns fabricante indicam na própria peça o sentido de giro. Por exemplo: boa parte dos movimentos centrais vem com setas que indicam para qual sentido ele deve ser solto. Por via de regra, gire no sentido anti-horário no lado esquerdo da bicicleta e no sentido horário no lado direito para soltar o movimento central.
No caso dos pedais, uma dica importante é apertá-los sempre no sentido em que as rodas da bicicleta giram quando em movimento para a frente. Essa regra vale independentemente do lado ou da posição em que os pedais estão. Seguindo essa orientação, você garantirá que os pedais estejam devidamente ajustados.
Ferramenta certa
A combinação de uma peça travada e uma chave ruim é a receita ideal para espanar um parafuso. Por isso, use sempre ferramentas de qualidade, de preferência indicadas para bicicletas. No caso dos pedais, o mais comum é usar uma chave 15. Mas preferencialmente longa e com o bocal fino, feita especialmente para bikes, é definitivamente a melhor maneira de soltar um pedal travado.
Um cuidado especial deve ser tomado para soltar cassetes muito presos. Nesses casos, usar uma chave para segurar o cassete sem danificar seus dentes é fundamental. Além disso, use uma chave de cassete justa e com uma boa alavanca.
Chaves de bicicleta desenvolvidas para lidar com componentes de alto torque costumam ser bem longas. Dessa maneira, permitindo fazer bastante força em pedais engripados. O mesmo vale para feita para soltar movimentos centrais.
Produtos certos
Em muitos casos, como é comum com os canotes, frequentemente o componente fica preso não devido ao aperto, mas sim devido à oxidação ou à solda química.
Muita gente gosta de aplicar calor para soltar componentes e, em alguns casos, isso pode até funcionar. Mas, para evitar o risco de danificar alguma coisa com a temperatura, óleos em spray são uma boa opção.
Mas também existe uma opção que congela, o Finish Line Chill Zone, congela os componentes com um jato de lubrificante a -45 graus. Com isso, além de penetrar e lubrificar, a baixa temperatura faz os componentes encolherem, quebrando a camada de oxidação que pode se formar entre uma peça e outra.
Foto divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Vlog | TSW apresenta sua linha 2024 de MTBs
- Avaliação pastilhas de freio Bremstec após intenso uso
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
