Quantidade de carboidrato e atividade física

carboidrato

Dieta low carb, altas ingestões de carboidrato, jejum…. o que fazer? O que seguir?

Primeiramente não podemos esquecer que na relação “nutrição x corpo humano”, nada é regra absoluta, sendo que o que funciona para um organismo, não necessariamente funcionará para outro. Além disso, precisamos analisar as adaptações de cada indivíduo e os objetivos específicos.
Diante disso, venho afirmar que ainda é preconizado, como melhorador de performance e recuperação, a alta ingestão de carboidrato.

Quando falamos de atletas de alto rendimento a ingestão de carboidrato é um diferencial para manutenção do desempenho e menor desgaste durante a prática de atividade física. A ingestão de carboidratos preserva o glicogênio muscular e favorece uma melhor recuperação após a atividade física.

Porém, é importante “treinar” essa ingestão, para acostumar e para não ter desconfortos estomacais ou intestinais com a alta ingestão de carboidrato. Preconizamos uma ingestão de 30 a 60g de carboidrato por hora de atividade física, podendo chegar até a 100 – 140g/hora. Mas, somente conseguiremos otimizar essa ingestão se houver treinamento da nutrição. Quanto mais condicionado o atleta, mais carboidrato ele poderá e deverá ingerir. Estudos tem mostrado também que quanto maior a ingestão de carboidratos, mais eficiente e mais veloz há a quebra e uso deste carboidrato pelo nosso organismo.

O uso de isotônicos simultaneamente ao uso dos carboidratos em gel, a variação do sabor e marcas do carboidrato em gel, o uso de jujubas esportivas e o treinamento do paladar, para retardar a fadiga do doce, podem ser estratégias auxiliadoras para permitir a ingestão mais alta de carboidratos. Analisar a composição dos carboidratos também, pois, misturas de tipos de carboidratos potencializam a absorção de maiores quantidades do nutriente.

É fundamental treinar nas sessões de treinos as estratégias nutricionais que serão usadas nas competições e definir qual é a estratégia mais eficiente e de melhor executabilidade. Encontrar o equilíbrio entre nutrição e performance!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação Engin Akyurt / Pexels

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Descontos que nossos parceiros concedem para os leitores do site.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.