Petrópolis sedia a final da WTR Serra do Mar com desafios de Trail Run e Mountain Bike em cenários deslumbrantes!
Nos dias 23 e 24 de novembro, Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, será palco da decisão da 10ª temporada da World Trail Races (WTR). Em sua sétima edição no Vale das Videiras, a etapa Serra do Mar, uma das mais tradicionais do circuito, promete encerrar o ano em grande estilo. Cercada por montanhas e paisagens deslumbrantes, a competição reunirá atletas de todo o país para disputar o ranking da temporada.
Programação intensa no Vale das Videiras
No sábado, a partir das 7h, ocorrem as provas de Trail Run, com percursos desafiadores de 8km (Short), 16km (Mid), 32km (Long) e 56km (Ultra). Por fim no domingo, será a vez do Mountain Bike, com largada às 8h para as modalidades MTB Light (25km) e MTB Pro (50km). A programação inclui ainda o Duathlon, que combina corrida e ciclismo, e a Kids Race, incentivando a prática esportiva entre os pequenos.
Os organizadores também prepararam o Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava, para homens e mulheres do Trail Run Ultra 56km e MTB Light 25km, adicionando ainda mais emoção às competições.
Campeões do ranking serão conhecidos
Após passar por seis etapas em três estados – incluindo destinos como Grumari (RJ), Campos do Jordão (SP) e Miguel Pereira (RJ) – a WTR chega ao momento de coroar os campeões do ranking, criado há dois anos para elevar o desafio dos atletas. Este ano, pela primeira vez, também serão premiados os melhores do ranking de Mountain Bike.
Gusmar Junior, vice-líder do MTB Pro e atleta do Squad WTR, está confiante: “Essa etapa será muito especial, com grandes amigos e competidores fortes. A prova só acaba quando cruzamos a linha de chegada!”, destaca o atleta de Bom Jardim (RJ).
Além da competição: diversão e sustentabilidade
A Arena WTR, aberta ao público, será o centro das atividades do evento, oferecendo shows, lojas de patrocinadores, degustações, recovery gratuito, test drive de equipamentos e muito mais. Para as crianças, haverá um parquinho e atividades especiais na Kids Race.
A WTR também reforça seu compromisso socioambiental. Todas as etapas priorizam práticas sustentáveis, como limpeza das trilhas, eliminação de copos descartáveis e reciclagem de resíduos. Em Petrópolis, as doações serão destinadas ao Instituto Caminho da Roça, que promove desenvolvimento social e ambiental por meio de cursos e esportes gratuitos.
Expectativa de recorde de público
Com 90% das inscrições esgotadas, a expectativa é superar o número de 1.500 atletas da edição anterior.
“Essa etapa é um verdadeiro presente para os atletas, cercada por montanhas icônicas como a Pedra do Cuca e o Morro das Três Pedras. Caso chova, o desafio será ainda maior”, comenta Rodrigo Isaac, diretor de prova.
O evento promete um fim de semana inesquecível para atletas, famílias e amantes da natureza, reafirmando Petrópolis como um dos grandes cenários do esporte ao ar livre no Brasil.
Programação WTR Serra do Mar (23 e 24/11)
Arena WTR: Espaço Cultural Teresinha G. Cunha – Vale das Videiras – Petrópolis/RJ
Sábado 23/11 – TRAIL RUN
7h – Largadas Trail Run Ultra 56km e Long 32km*
8h10 – Largada Trail Run Short 8km e Mid 16km*
9h às 10h – Show
10h às 11h30 – Premiação Trail Run Short 8km e Mid 16km
12h às 13h – Kids Race
14h às 15h – Premiação Trail Run Long 32km**
16h às 17h – Premiação Trail Run Ultra 56km e Desafio STRAVA**
Domingo 24/11 – MOUNTAIN BIKE
8h – Largadas MTB Light 25km e Pro 50km*
9h30 às 10h30 – Show
10h30 às 11h30 – Premiação Duathlon Mid & Light, MTB Light 25km e Desafio STRAVA**
11h30 às 12h30 – Show
12h30 às 13h30 – Premiação Duathlon Short & Pro e MTB Pro 50km**
14h – Encerramento da WTR Serra do Mar
Foto divulgação
Descontos que nossos parceiros concedem para os leitores do site.
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Avaliação sapatilha Absolute Prime MTB
- Imersão com cera da LaWax em casa
- Review Sapatilha de ciclismo de estrada Giro Cadet

