Acipe lança Mapa do Ciclismo, o censo dos ciclistas em Petrópolis

acipe
A pesquisa Acipe ajudará no entendimento de quais os desafios enfrentados por quem usa a bicicleta como transporte e lazer na cidade.

A Associação dos Ciclistas de Petrópolis – Acipe, lançou nesta quinta-feira, dia 21, o Mapa do Ciclismo. A pesquisa é uma ferramenta, um censo, para compreender melhor o perfil das pessoas que utilizam a bicicleta nas ruas da cidade. Seja para as atividades esportivas e de lazer ou, principalmente, quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

No formulário estão incluídas questões sobre o perfil socioeconômico do ciclista, assim como o entendimento sobre os desafios de trafegar na cidade, e ainda sobre a frequência que utiliza a bicicleta, o tempo de deslocamento, a relação com os demais modais no trânsito. “Com o Mapa do Ciclismo, a gente espera conseguir traçar o perfil dos ciclistas de Petrópolis e também dos que regularmente passam pela cidade. Hoje, temos informações baseadas em observação, mas faltam dados. E com dados, podemos identificar melhor os desafios e os pontos de melhoria para tornar a bicicleta uma alternativa segura”, ressalta a presidente da Acipe, Isabella Guedes.

A Acipe

A Acipe foi criada julho com o objetivo de entrar no debate por políticas públicas que ajudem a garantir os direitos dos ciclistas em Petrópolis de circularem de forma segura pela cidade, de utilizarem a bicicleta como alternativa aos carros e demais veículos. “O que a gente precisa é saber exatamente com quem a gente está falando. Quem de fato a associação representa. Temos uma clara noção de que é cada vez maior o número de pessoas que tem adotado a bicicleta como ferramenta de esporte e lazer. Mas, quando você pára em uma via importante como a Avenida Barão do Rio Branco, por exemplo, você percebe que o número de pessoas que usam a bicicleta para se locomover na cidade é ainda maior, ou seja, como meio de transporte – muitas vezes o único que a pessoa tem”, explica a presidente da Acipe.

Como participar

Para preencher o formulário da pesquisa, basta acessar o link disponível no site da associação: www.acipe.net ou ainda nos perfis das redes sociais da Acipe. “O questionário não leva muito tempo para ser preenchido. É importante que todo mundo participe. Se a pessoa tem um parente, um amigo, um vizinho que anda de bicicleta, fala da pesquisa, ajuda a preencher se for o caso. Isso vai contribuir bastante com a segurança dessa pessoa”, pede a Isabella, que informa ainda que a pesquisa ainda não tem data definida para ser encerrada e que membros da associação farão nas próximas semanas o levantamento em outros pontos de Petrópolis e distritos, principalmente nas ruas mais utilizadas pelos ciclistas.

Preencha neste link o formulário do Mapa do Ciclismo.
Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.