Grupo GRX Shimano chega ao Brasil

grupo grx
O grupo GRX, primeiro grupo de componentes do mundo dedicado às estradas de terra e cascalho começou a ser distribuído em todo território brasileiro em dezembro

A primeira família de componentes do mundo dedicada ao gravel e rotas de aventura, o grupo GRX, que teve seu lançamento mundial em maio de 2019 e assim começou a ser distribuída pela Blue Cycle em dezembro.

” Igualmente desde o mês passado, iniciamos a distribuição para as mais de 135 lojas credenciadas Shimano Service Center (SSC) espalhadas pelo Brasil”, explica Juliano Mol Xavier, diretor de operações da Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A.

Fruto de um abrangente processo de pesquisa, testes e desenvolvimento em diferentes terrenos e níveis de competitividade, envolvendo ciclistas de todas as partes do mundo, a série GRX traz um pedal veloz e com alto desempenho nos mais variados terrenos, de estradas irregulares de lama e cascalho (gravel), até trechos rápidos de estradas pavimentadas ou de terra. As diferentes séries do grupo atendem as demandas que vão de passeio, cicloturismo e bikepacking; até competições de cyclocross de alto nível.

Opções

O grupo GRX oferece componentes das séries RX800, RX600 e RX400, com três opções de transmissão – 1×11, 2×11 ou 2×10 – além dos câmbios dianteiro e traseiro e o pedivela, os grupos são compostos por pinças de freio a disco flat mount, trocadores e freios (STI) ergonômicos especialmente desenvolvidos para maior controle em terrenos irregulares, e manetes de freios adicionais para instalação na parte superior o guidão. Há ainda a opção de transmissão mecânica ou Di2.

Estes componentes empregam as tecnologias de mudança de marcha mais modernas da Shimano, tanto para o ciclismo de estrada quanto de mountain bike, oferecendo precisão e estabilidade na mudança de marcas, além de um sistema de transmissão suave e silencioso.Recomenda-se o uso de cassetes e correntes Shimano MTB (Deore XT, SLX ou Deore) ou Road (Ultegra, 105, Tiagra).

Versatilidade

É possível criar uma configuração específica para o estilo e perfil do ciclista. Desde uma bike GRX leve, com nível de competição, até uma mais resistente e robusta para lazer, que exige um investimento menor. Além da série líder da categoria, Shimano GRX RX800 de 1×11 ou 2×11 velocidades; há opções de componentes 1×11 ou 2×11 velocidades mais acessíveis da série RX600 que podem ser mesclados perfeitamente com a série RX800. Além destes, é possível mesclar componentes de 10 velocidades RX400 com componentes de outras séries da Shimano Estrada.

grupo grx
Foto divulgação

Os pedivelas GRX e câmbios dianteiros GRX compostos pelas linhas DI2 (FD-RX815) e mecânicos (FD-RX810/RX400), da mesma forma são construídos com um espaçamento (chainline)+ 2,5 mm, o que aumenta o espaço para pneus mais largos de até 42 mm. De acordo com as necessidades da modalidades em terrenos mais irregulares.

Os câmbios traseiros, Di2 (RD-RX815/RX817) e mecânicos (RD-RX810/RX812/RX600) foram projetados para trocas silenciosas, suaves e confiáveis em terrenos acidentados, através da tecnologia SHADOW + que estabiliza e diminui a vibração da corrente; de fato minimizando o movimento desnecessário do braço do câmbio e aumentando o desempenho da troca de marchas. A troca das marchas nos grupos GRX são proporcionadas por alavancas STI ergonômicas dedicadas para o gravel.

Os freios são potentes e capazes de controlar a velocidade em descidas abruptas e imprevistas, um dos pontos cruciais das modalidades de gravel. Assim a Shimano importou a tecnologia Servo Wave dos freios de mountain bike para os manetes ST-RX815; manetes hidráulicos adicionais instalados na parte superior do guidão.

Por fim no Grupo GRX

E para uma experiência completa, a marca japonesa trouxe rodas que oferecem um equilíbrio ideal entre peso, rigidez e durabilidade com aros assimétricos de 21,6 mm de largura e 22 mm de altura. São dois conjuntos de rodas tubeless de eixo E-THRU de 12 mm, WH-RX570-TL-F12/R12, de tamanhos 700c e 650b (não Boost).

Competições Gravel

Recentemente a Shimano fechou uma parceria com Specialized e Brasil Ride para a realização de uma prova com o conceito gravel. A Diverge Gravel Race. As competições que ocorreram em maio e novembro, e da mesma forma contaram com apoio dos Blue Angels no Suporte Neutro SHIMANO.

Loja Shimano Service Center (SSC)

Lojas especializadas em produtos Shimano, onde é oferecida consultoria técnica e uma ampla linha de componentes e igualmente produtos, peças de reposição, ferramental completo e serviços específicos. Nesse sentido as lojas do programa Shimano Service Center possuem mecânicos especialistas com treinamento técnico de alto nível e conhecimento para lidar com toda linha de componentes Shimano. Este programa de certificação de lojas da Shimano é global e igualmente difundido na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

Sobre a Shimano

Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. Assim também o escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007. A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados); SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) assim também o SIS (Shimano Index System), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Aliás possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2; além de ser a criadora e organizadora do Shimano Fest – Festival da Bicicleta. Que terá sua décima primeira edição de 20 a 23 de agosto de 2020, no Memorial da América Latina.

Nesse sentido mais informações no site

Além disso você também pode se interessar:


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.