Carboidrato durante treinos longos é uma ótima opção

carboidrato
A ingestão de carboidrato durante os treinos longos é fundamental e condicionante da manutenção da energia, preservação de massa muscular, mas também garante o bom desempenho.

Existem novas sugestões de ingestão de outros nutrientes, mas, as maiores recomendações e comprovações científicas são realmente da ingestão de carboidrato. A ingestão de gordura pode ser uma opção, contudo, poucos indivíduos se adaptam a esta opção.

Dessa maneira é sempre importante avaliarmos cada pessoa como um indivíduo único. E consequentemente, cada estratégia nutricional deve ser individualizada e testada em cada treino antes de ser levada para as competições.

Além da individualidade, precisamos derrubar alguns tabus e “crenças” esportivas antes de definirmos a melhor estratégia nutricional. Muitas vezes o consumo de alguma alimento ou suplemento tem um efeito psicológico mais forte do que nutricional. Por isso também, a importância de treinar a nutrição.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

Recomenda-se a ingestão de 30 a 60g de carboidrato por hora de atividade física realizada. Mas podendo chegar até 100g/hora. Essa ingestão pode ser feita através de alimentos e suplementos líquidos e igualmente sólidos.

Podemos utilizar isotônicos, água de coco, carboidrato em gel, paçocas, mariolas, frutas, rapaduras, etc. Mas, como já falado, é muito importante utilizar estas estratégias durantes os treinos. E assim criar a rotina e logística da ingestão e também a adaptação do trato gastrointestinal.

Contudo não existe uma conduta única e que não possa ser modificada. Buscar a ajuda de um bom nutricionista e que esteja disposto a trabalhar e adaptar a teoria à realidade do atleta. É fundamental que essa estratégia nutricional seja executável, mas que não atrapalhe o desempenho do atleta. É preciso acontecer um trabalho em conjunto!

Lembre-se que a Nutrição é uma peça fundamental e essencial para o bom desempenho, minimizar desgaste dos treinos e acelerar a recuperação. Não abra mão dessa variável! Use-a a seu favor!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

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