Alimentação no pré-treino. O que comer no pré-treino?

pré-treino

Essa talvez seja uma das perguntas que mais ouço no consultório: “O que devo comer antes dos meus treinos?” Respondo: Depende! 

Infelizmente (ou felizmente… rsrs) não há uma recomendação padrão ou uma única recomendação. O horário que essa refeição pré-treino acontecerá, a distribuição das outras refeições ao longo do dia e o tipo da modalidade esportiva a ser realizada influenciarão na composição dos alimentos da refeição pré-treino.

Não adianta comer muito bem antes do treino, se a recuperação no pós-treino do dia anterior foi ruim. Ou ainda, comer uma grande quantidade de alimentos logo antes do treino, por ter dado um intervalo muito grande entre as refeições e estar sentindo muita fome.

É fundamental analisarmos também a capacidade digestiva de cada organismo e se há alguma intolerância específica a algum alimento. Após tudo isso, poderemos sugerir uma refeição pré-treino mais adequada e eficiente.

Em geral

De modo geral refeição pré-treino deve ser composta por alimentos de fácil digestão, ser rica em carboidrato e não causar desconforto gastrointestinal. É importante também que comecemos a prática de atividade física hidratados, para que não tenhamos queda no desempenho.

Algumas sugestões de alimentos para a refeição pré-treino são aveia, frutas, pães, queijos magros, tapioca, etc. Quanto maior o intervalo entre a refeição e o início da atividade física, mais alimentos precisam ser consumidos. Quanto mais próximo o intervalo, menos alimentos e de mais fácil digestão devem ser consumidos.

Para a nutrição funcionar e aumentar seu rendimento nos treinos, precisamos contemplar todos os momentos: pré-treino, durante treino (quando necessário) e pós-treino. Além disso, a alimentação do dia a dia também deve estar equilibrada e bem distribuída. 

Comer muito antes do treino pode acabar prejudicando o desempenho, por deixar a sensação de empachamento e comer “de menos” pode deixar a energia faltar. Busque ajuda de um profissional nutricionista e juntos vocês montarão a melhor e mais adequada estratégia. Use a nutrição a seu favor e potencialize sua atividade física!

Fotos divulgação Trang Doan on Pexels.com

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.