Quando é melhor usar o freio dianteiro e o freio traseiro no mountain bike

avancini

Dicas para usar melhor o freio no mountain bike e tentar andar mais rápido, mas principalmente evitar quedas ou acidentes

Quando pretendemos melhorar o desempenho em nossa mountain bike, é normal nos concentrarmos no treinamento de força e resistência para subir e descer mais rápido. Mas já penso que o melhor uso dos freios pode te ajuda a descer melhor? Assim usar bem o freio é uma das chaves para ir mais rápido.

Os freios às vezes são como o “botão do medo”. Só os apertamos quando tudo está perdido, e assim nesse caso os aplicamos com tanta força que o resultado é pior do que se não os tivéssemos tocado.

Sensibilidade e poder

A primeira coisa que devemos controlar e internalizar é a sensibilidade de nossas alavancas e a potência dos freios. Cada modelo é diferente e, além disso, e determinados modelos podemos ajustar o curso das alavancas de acordo com a nossa preferência.

Mas acima de tudo, é muito importante frear progressivamente e saber até que ponto podemos segurar sem bloquear completamente as rodas.

Dessa maneira é preciso treino e horas de uso!

Entenda: Freio dianteiro e traseiro, cada um tem sua função

Muitas vezes pensamos que usar o freio dianteiro é sinônimo de quedas e é por isso que abusamos do freio traseiro, mas isso está errado. O freio dianteiro é responsável por parar a mountain bike e o freio traseiro por reduzir a velocidade, mas também corrigir linhas.

Na verdade, o freio dianteiro é muito usado e você deve aprender a usá-lo com muito tato para evitar saídas na frente e igualmente quedas.

Na mountain bike também existe um freio motor, ou quase

Se quisermos reduzir a velocidade de um carro, é normal que reduzamos a marcha ao frear suavemente, desta forma o motor ajuda a parar o veículo. Quando andamos rápido em uma mountain bike, sem parar os pedais, podemos trocar para marchar mais pesadas durante a frenagem, assim conseguiremos que as rodas percam muito de sua inércia.

Curvas e freios

Não podemos chegar com os freios pressionados ou apertá-los apenas quando estamos na curva. Fazer uma curva e frear a mountain bike é quase sinônimo de queda, pois não seremos capazes de conduzir bem a trajetória. Antes de entrar numa curva é quando temos que frear e adaptar a velocidade ao tipo de curva e piso. Durante a curva podemos corrigir um pouco a velocidade, mas também a linha com o freio traseiro.

A má frenagem quase sempre termina em um acidente

Vale a pena dedicar algum tempo ao aprendizado para frear corretamente, pois grande parte das quedas são causadas por frenagem errada. Frear no momento certo permitirá que você vá mais rápido nas descidas e poupará alguns sustos.

Fotos divulgação Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool/Shimano/Magura/Trekto

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.