Como saber o momento de trocar a corrente da bicicleta?

trocar a corrente

Ao trocar a corrente na hora certa, você garante que outros componentes mais caros, como as coroas e o cassete, sofram menos desgaste

Qual a razão de uma corrente gasta estragar outros componentes?

A corrente da bike é composta por elos que encaixam-se perfeitamente nos dentes das coroas e dos pinhões do cassete. Quando a corrente gasta, fica com a distância entre os elos maior. Dessa maneira, o encaixe deixa de ser perfeito. Assim quando isso acontece, a corrente passa a atritar mais nos dentes, fazendo com que se desgastem.

Como a corrente fica maior?

O que acontece é que os pinos e roletes que formam a corrente se desgastam, assim um elo se afasta do outro.

Qual o momento de trocar a corrente?

A corrente deve ser trocada quando seu comprimento aumenta entre 0.5% e 0.75% do tamanho inicial. Atualmente, existem diversas ferramentas que medem o desgaste da corrente e esta é a forma mais simples de verificar o fim da vida útil.

Este tipo de ferramenta tem o uso muito simples. Basta colocá-la na corrente e, se a chave encaixar, a corrente está desgastada. Entretanto existem duas marcações, um com 0.5% e o outra com 0.75%. No valor menor, você já deve ficar atento e, assim que o desgaste chegar a 0.75%, a troca deve ser efetuada.

Como fazer sem a ferramenta?

Um elo da corrente tem exatamente uma polegada, ou 25.4 cm. Assim, 12 elos devem ter 30.48 cm. Dessa maneira se você medir 12 elos e eles passarem de 30.63 cm, chegou a hora de trocar a corrente.

Outra maneira, entretanto, muito menos precisa de medir o desgaste da corrente é engatar a coroa grande no câmbio dianteiro e puxar a corrente com os dedos. Assim se ela desencaixar da coroa, existe a grande chance dela estar gasta. Mas este método é muito menos preciso e existe a grande possibilidade da corrente estar muito gasta, sem que você tenha percebido.

Quais são os riscos de uma corrente desgastada?

O maior risco de uma corrente velha é o rompimento. Além disso, o desgaste da corrente acaba estragando outros componentes da bike como as coroas e o cassete. Assim, ao colocar uma corrente nova, os elos dela não vão se encaixar nos dentes das engrenagens e as marchas vão ficar escapando. Então, para resolver o problema, só trocando cassete e até mesmo a coroa(s), que é bem mais caro.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.