Os ritmos circadianos são aqueles que apresentam um período de duração de 24 horas, como por exemplo, o ciclo sono-vigília
Fatores biológicos, psicológicos e ambientais, podem afetar esses ritmos e trazer grandes prejuízos à saúde. A regulação da maioria dos comportamentos, atividades fisiológicas e níveis de alguns hormônios, como a melatonina, leptina, grelina e cortisol dependem do ciclo sono/vigília, que pode ser considerado o mais importante dos ritmos circadianos.
A importância do ciclo circadiano é que podemos modular algumas características como fome e saciedade (ganho ou perda de peso) e níveis de estresse. Já foi visto que os ritmos circadianos afetam a ingestão alimentar diária. Estudos mostram que indivíduos que consomem um valor calórico maior pela manhã têm uma diminuição da ingestão calórica total durante o dia.
Hormônios
O principal hormônio envolvido no ciclo sono/vigília é a melatonina. Sua secreção é elevada ao anoitecer, para que o sono seja ativado e diminuída no fim da noite. Estudos mostram que indivíduos com hábitos noturnos têm uma diminuição na produção de melatonina e consequentemente prejuízo no sono.
Noites mal dormidas exercem uma influência nos níveis de vários hormônios. Algumas noites com privação de sono, por exemplo, já são suficientes para que ocorra um aumento nos níveis de glicose e diminuição da ação da insulina, o que é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.
A leptina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo, tem como função a diminuição do apetite e estimulação do gasto energético. Um aumento nos níveis desta, reduz a ingestão calórica, enquanto baixos níveis fazem com que haja um aumento na ingestão alimentar. Estudos mostram que a privação do sono faz com que os níveis da leptina diminuam em nosso organismo, enquanto noites normais de sono aumentam sua concentração, ou seja, quanto melhor o sono maior será a saciedade durante o dia.
Já a grelina é um hormônio produzido predominantemente no trato gastrointestinal. Este é um importante estimulador da liberação do hormônio do crescimento (GH) e regula a ingestão alimentar e o balanço energético. Mas também pode ser considerado o hormônio da “fome”. Estudos mostram que durante o jejum a concentração de grelina no sangue está aumentada e reduz após a ingestão alimentar.
O cortisol, o hormônio envolvido na resposta ao estresse tem um papel importante no comportamento alimentar, pois é associado com um aumento na ingestão calórica em indivíduos saudáveis. Um indivíduo em seu estado normal, apresenta uma concentração de cortisol elevada no início das atividades diárias, decaindo ao longo do dia. Alterações no sono resultam em uma concentração maior deste hormônio.
Conclusão
Assim como podemos observar o ritmo circadiano sono/vigília exerce uma grande influência sobre vários hormônios que regulam o comportamento alimentar e são importantes para se manter um padrão alimentar saudável.
Percebemos assim, que para alcançarmos um estilo de vida saudável e o controle de peso devemos ter cuidado e atenção com as noites de sono e a definição das nossas rotina de horários! Cuide de sua saúde como um todo!
Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao
Foto divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Review Capacete Lazer Sphere
- Review pneu Bontrager R1 Hard-Case Lite 700×25
- Não ao cancelamento da Copa do Mundo em Petrópolis!

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!