Nutrição no inverno | É comum comer mais nos dias frios?

brown ceramic bowl with brown soup

O frio do inverno, causado pelas baixas temperaturas, faz as necessidades energéticas do organismo humano aumentarem em função da necessidade de se produzir mais calor e, consequentemente, manter a temperatura corporal normal. Isto acaba gerando uma maior necessidade energética nos dias frios.

Algumas pessoas relatam maior apetite nesta época do ano, porém, isto é algo individual e variável. Também é comum relatos sobre o aumento do consumo de alimentos ricos em calorias e gorduras no inverno como frituras, massas, molhos, queijos amarelos, caldos e fondues, além de bebidas como vinhos, licores e chocolate quente. Ao mesmo tempo, ocorre uma redução na ingestão de água e de alimentos como frutas e hortaliças. Algumas pessoas preferem consumir preparações “quentes” nesta época do ano. Além disso, estudos destacam que o aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que apresentamos com a comida. Buscamos conforto na comida “quente”.

É importante termos cuidado e atenção com o nosso sistema imune, principalmente no inverno. O baixo consumo de frutas e hortaliças, neste período, pode acabar reduzindo o consumo de vitaminas e minerais. Além disso, o baixo consumo de fibras alimentares também pode prejudicar nossa saúde intestinal.

Outro fator bastante importante é a hidratação. No frio, costumamos beber menos água e é importante lembrar que a água é fundamental para o equilíbrio e bom funcionamento do nosso organismo, como um todo! Além de melhorar também nosso sistema imune.

As deliciosas receitas do inverno, na sua maioria ricas em gordura e caloria, podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável.

Seguem algumas dicas de como se “aquecer com a comida” e continuar saudável:

  1. Sopas! Procure fazer sopas de legumes com proteínas magras. Não exagere nos alimentos fontes de carboidratos e também evite carnes gordas;
  2. Chás! Aumente o consumo de chás quentes. Mas, não use açúcar para adoçar;
  3. Frutas assadas ou aquecidas! Pode ser uma estratégia para aumentar o consumo das frutas e reduzir a vontade de doces;
  4. Hortaliças (verduras e legumes) cozidos! Se a salada fria não parece não apetitosa, lembre-se que as hortaliças podem ser consumidas quentes;
  5. Intervalos mais curtos entre as refeições! Dessa forma, você comerá mais vezes ao longo do dia e sentirá maior saciedade.

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação Pexels

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nes sa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.