A importância da Nutrição – Cuide da sua máquina, cuide do seu corpo

A importância da Nutrição
Eu não gosto de seguir dieta! Ouço isso sempre. Mas, para quem praticar atividade física, seguir uma “dieta” é essencial, deve fazer parte da vida.

A importância da Nutrição – Na verdade, o importante é ter uma disciplina e uma rotina alimentar. É ter preocupação com os alimentos ingeridos e com a qualidade da alimentação. Dessa maneira quanto mais condicionado o praticante de atividade física, mais ele precisa cuidar da “máquina”. Mais esforço ele faz nos treinos e mais ele precisa favorecer a recuperação após cada sessão de treinamento.

A nutrição adequada dessa maneira permite uma recuperação muscular mais eficiente, reduzindo o cansaço na próxima sessão de treino. Permite uma recuperação do glicogênio muscular, contudo preservando a massa magra. Melhora o rendimento e favorece o desempenho em toda a sua potencialidade. A nutrição bem planejada permitirá menos desgaste do coração, menor chance de desidratação e o uso adequado do combustível correto. Nosso organismo usará mais gordura como fonte de energia e preservará a massa muscular.

Assim devemos mudar a concepção do “seguir dieta” e mudar os “pré-conceitos” em relação à palavra dieta. Comer bem, com qualidade e bem distribuído ao longo do dia é o mínimo que podemos fazer pelo nosso organismo. Dessa forma, minimizamos o estresse provocado pela atividade física, mas também promovemos uma vida esportiva mais longa!

Quem tem um carro bom e potente quer abastecer com bons combustíveis. Por que não fazer o mesmo com a nossa mais preciosa máquina?

Priorizar alimentos que agregam valor nutricional à nossa rotina alimentar e consumir eventualmente alimentos não tão saudáveis deve ser visto como algo positivo. Mas nunca como proibições de punições. Estamos compensando todo o prazer que nosso corpo nos traz ao nos permitir fazer atividade física.

Organizar a rotina alimentar deve fazer parte do dia a dia. Da mesma forma que a rotina é organizada para encaixar os treinamentos, a alimentação precisa ser programada e igualmente planejada.

Se você quer longevidade para sua máquina… Cuide do seu corpo! A importância da Nutrição!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.