O que é melhor, treinar indoor ou outdoor? Entenda as diferenças

treinar indoor

Fala Triatletas, hoje eu quero conversar com vocês um pouco sobre esse DILEMA de treinos. Devido a pandemia, o treinamento indoor ficou muito em evidência e assim para muitos se tornou a única opção ou a mais segura e conveniente também.

Treinar INDOOR até pouco tempo era algo repulsivo e pecaminoso para uma grande parcela dos atletas. Pois quem se sujeitaria a desistir de ir para a rua ou estrada para correr na esteira, quem desistiria de levar susto na estrada, não sentir o vento e o gás do escapamento dos carros para pedalar no rolo?  

Você deve estar se contorcendo aí na cadeira ao ler o que escrevi acima, mas essa foi a parte ruim do que temos no treinamento OUTDOOR, mas é justamente essa que faz a maioria de nós estarmos cada dia mais optando pelo indoor. 

Se você mora na suíça e tem uma bela estrada pavimentada com pouco movimento e livre de sinais e qualquer outro risco, você é um sortudo, mas no inverno vai ter que treinar indoor novamente.

Confesso que sou apaixonado pelo treinamento INDOOR e a mais de cinco anos meus treinos na maioria são indoor (pedal e corrida), mas não vou negar que também curto pegar estrada com a galera (sozinho nunca) e pedalar pra caramba, correr na rua e estrada de chão, sentindo a brisa e o sol.

treinar indoor

Assim vamos avaliar alguns dos prós e contras de ambos os modelos de treinamento que nós amadores e os profissionais estão cada vez mais utilizando.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO INDOOR
  • É melhor mensurável e controlável.
  • Melhor aproveitamento do tempo de treino.
  • Acompanhamento preciso do progresso.
  • Você pode treinar durante o dia pela manhã, tarde e à noite com segurança.
  • Não perde treino por causa do clima.
DESVANTAGENS DO TREINAMENTO INDOOR
  • Pode ser bastante chato, quando não utiliza uma plataforma de simulação. (Por isso uso o ZWIFT, me adicione e vamos pedalar em grupo)
  • Não replica as especificidades de um pelotão de ciclismo ou as trilhas de MTB.
  • Não replica as variáveis climáticas como chuva e mudanças do vento.
treinar indoor
BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO OUTDOOR
  • É altamente específico para habilidades de corrida, Pelotão, MTB e padrões de movimento.
  • É mentalmente estimulante.
  • Treina com as variações climáticas como mudanças de vento e chuva.
  • Permite maior contato social e fortalecimento de laços de amizade.
DESVANTAGENS DO TREINAMENTO OUTDOOR
  • Pode ser desagradável ou até perigoso em condições climáticas ruins, a noite em ruas escuras.
  • Requer tempo para chegar ao local de treino e eventual logística complicada.
  • Dependendo do local de treino pode ser muito complicado o controle de zonas especificas de intensidade e tempo.

Dessa maneira o que temos feito em nossa assessoria é treinar INDOOR durante a semana focando em treinos mais específicos baseados em potência, onde é possível manter-se em zonas de intensidade sem erros por mais tempo. Assim aos fins de semana ir para estrada ou trilha aprimorar técnica, focando em outras especificidades.

Essa abordagem então garante que você misture a confiabilidade de obter sessões regulares e de alta qualidade realizadas INDOOR com a estimulação e tensões específicas do treinamento OUTDOOR.

Gostou do conteúdo? Deixem seus comentários e vamos conversando mais sobre. 

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

Fotos reprodução Zwift

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