CrossFit e Triathlon, juntos pode ser muito bom e pode ser bem ruim

italo valu

Isso pode te ajudar muito…. e atrapalhar muito!!!

CrossFit e Triathlon são esportes que demandam muita dedicação e esforço se você pretende ir além e quer buscar resultados competindo…

E aqui está o problema entre eles…

Os exercícios de Crossfit exigem muita força, agilidade e se realizados por um triatleta ou atleta de resistência que já está sobrecarregado com pesadas sessões de treinamento aeróbico, o resultado será um maior risco de lesões durante a rotina do Crossfit. 

Da mesma forma o Atleta de CrossFit combinada com a biomecânica sacrificada e os efeitos da fadiga induzida durante qualquer sessão aeróbica de natação, bicicleta ou corrida, também terá como resultado um maior risco de lesões.

Em outras palavras, Atletas de resistência e Triatletas não podem ter um rendimento ótimo no Crossfit e vice-versa.

Se você é um Atleta de Triathlon que faz 2-3 sessões natação, 3-4 de Bike, 3-4 sessões de corrida durante a semana e está aderindo cegamente ao CrossFit ou vice-versa, então você está ou pode estar: 

A) não desempenhando sua capacidade nos treinos de Crossfit e executando sessões de treinamento ruins e medíocres por causa da fadiga.

B) não desempenhando sua capacidade nos treinos de Triathlon, mas executando sessões de treinamento aeróbico ruins e medíocres por causa da dor e fadiga.

Em ambos os casos, A ou B, o problema é de Prioridades. 

O fortalecimento muscular é importante para o Triatleta, mas essa necessidade é limitada…

Se seu objetivo é ser um atleta de CrossFit, não há espaço para treinar como um Atleta de Triathlon. 

Você pode e deve adaptar os volumes e intensidades de acordo com sua prioridade, mas saiba que não será possível treinar para um IronMan e para CrossFit competitivo ao mesmo tempo, você vai destruir suas reservas energéticas, sistema imune e hormonal, seguindo rápido para uma condição de OverTraining.  

Se seu objetivo é treinar, mas de forma entusiasta (praticar esporte não significa competir), não existe problema, mas desde que respeitando volumes e intensidades em ambos os esportes e dando tempo para seu descanso.

Se você está tentando se divertir e ficar em forma (praticar esporte não significa competir), faça o que quiser. 

Misture tudo junto, desde que respeitando volumes e intensidades em ambos os esportes e dando tempo para seu descanso. Sempre com a orientação de um profissional qualificado. Muitas pessoas gostam da variedade e não tem nada de errado com isso. 

Se você está tentando ser a versão mais rápida de você, no Triathlon, repense sobre o cross fit.

Comente e Compartilhe.

Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.