L’Étape Rio acontece neste final de semana na Marina da Glória

L'Étape Rio

L’Étape Rio acontecerá nas ruas e avenidas da Cidade Maravilhosa neste domingo dia 21. Village abre na sexta-feira dia 19 com várias atrações na Marina da Glória

O Tour de France, maior prova de ciclismo do mundo, chega ao Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 19 e 21 de novembro. O L’Étape Rio passará por importantes ruas e avenidas da Cidade Maravilhosa. O trajeto de 102 km com 1.096 quilômetros de altimetria acumulada, incluindo os chamados Alpes Cariocas, que incluem a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. Os ciclistas também terão uma versão de 46 quilômetros e 450 m de altimetria.

O Village

O ponto de encontro será na Marina da Glória, palco de mega-eventos esportivos e shows, como os Jogos Olímpicos e a regata The Ocean Race. O local receberá o Village para retirada de kits, SAC e os estandes dos patrocinadores a partir desta sexta-feira (19).

A largada, marcada para as 5h do domingo (21), será no Aterro do Flamengo e terá divisão em ondas, conforme o pace dos ciclistas. A organização aguarda competidores de todos os estados do Brasil, mas também estrangeiros.

O inicio

O L’Étape chegou ao País em 2015 e já foram realizadas sete edições! Três na cidade de Cunha (SP) e quatro em Campos do Jordão (SP).

A prova no Brasil foi viabilizada pelo medalhista olímpico Bruno Prada e sua equipe, além de uma parceria inédita entre iniciativa privada e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, empresa que organiza o Tour de France, evento centenário e mais importante do ciclismo mundial.

”Oferecemos uma experiência única aos atletas amadores há sete anos e assim é a vez do cartão-postal do Brasil sediar a prova. Todos são impactados do começo ao fim. E durante a corrida, os atletas terão todo suporte e facilidades, como recapeamento de pista, sinalização do asfalto, bandeiradores e extensa equipe médica, passando por motos de apoio ao centro de operações, dos testes de topografia à pintura de lombadas”. Então explicou Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador das etapas do Tour de France no Brasil.

”São os detalhes que fazem o L’Étape Brasil obter um padrão de segurança que se iguala à das principais provas de ciclismo no mundo. Tudo isso no Brasil, realizado por uma equipe brasileira, dedicada exclusivamente para que nossos ciclistas sintam essa segurança e suporte por todo o percurso”. Assim completou Bruno Prada, organizador do evento.

Rei e Rainha da Montanha

O L’Étape Rio by Tour de France e o Strava irão premiar os primeiros tempos, masculino e feminino, que completarem a subida forte que passa pela Vista Chinesa e vai até a Mesa do Imperador. O segmento tem inclinação média de 9,3% e 4 km de extensão, do Desafio Rei e Rainha da Montanha durante a prova do dia 21.

As atividades registradas durante o período do Desafio deverão ser carregadas no Strava, em um prazo máximo de uma hora após a conclusão da prova. Haverá pórticos demarcando o início e o término do segmento, onde os melhores tempos ganharão um kit exclusivo Strava e Troféu e pódio do L’Étape Rio.

O trajeto

Os percursos do L’Étape Rio terão uma boa parte da prova acontecendo num terreno plano. Os atletas largam da Marina da Glória, passando pelo Parque do Aterro e seguem sentido à Av. Atlântica pegando todo o trecho de orla das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. São quase 16 km sem ganho de elevação até o Jardim Botânico, onde os competidores aproximam dos trechos de subida, quando chegam na estrada Dona Castorina.

Para os atletas do percurso longo, após terem percorrido todas as etapas dos chamados ‘Alpes Cariocas’, com a Vista Chinesa, Mesa do Imperador e Canoas, o retorno também oferece mais momentos de pedal no plano. Pois após retornarem por todo o percurso e cruzarem a Marina da Glória, passam pelo Aeroporto Santos Dumont, seguindo pelo circuito da APCC Porto Maravilha até a rodoviária, e retornam para o Botafogo pela mesma rota, fechando a primeira volta de duas, antes de ir para chegada.

Os ‘Alpes’ são o conjunto de ruas e estradas cravadas nas montanhas e áreas de preservação ambiental com muita Mata Atlântica nativa ao redor, na Floresta da Tijuca.

”No novo percurso, os atletas vão largar na Marina da Glória, seguindo pela orla em sentido às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional”. Então contou Fernando Cheles, diretor de prova.

Assim mais informações no site.

Fotos divulgação L’Étape/Agência Ophelia/FOTOP

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.