Ironman Brasil 20 anos | Adiamento muda tudo também emocionalmente

ironman brasil
Fala Galera, espero que todos estejam bem e seguindo com suas rotinas de treino e ou atividade física.

Esse fim de semana seria a prova do IRONMAN BRASIL 20 ANOS, a vigésima edição acontecendo na ilha da magia Florianópolis, mas em função da pandemia a data foi alterada.

Esse assunto tem perturbado a cabeça de muitos atletas e treinadores, que como eu, tiveram suas provas adiadas ou canceladas e foram obrigados a se reinventar com relação ao treinamento, não somente a preparação física, mas a mental.

Como contornar todo esse turbilhão de situações nunca vividas, controlar a ansiedade, adaptar o treinamento e organizar a logística?

Conversando com alguns atletas e outros treinadores pude perceber que não tem sido nada fácil, afinal para chegar à linha de largada de um IRONMAN são muitas semanas e meses de preparação e dedicação, com essas mudanças alguns atletas vem sendo levados aos limites de suas condições físicas e mentais… a incerteza de uma data vem obrigando-os a adaptações que para muitos é algo novo e longe de ser simples.

Mudar a planilha parece simples, mas é tão complicado como mudar a logística, traz muita dor de cabeça e aumenta a ansiedade.

Imagine aquele atleta que está indo para seu primeiro IRONMAN e já vinha treinando a mais de 1 ano para isso e faltando alguns meses para o fim, recebe a notícia de que a prova não vai acontecer e seu “ciclo de treinamento” vai ser esticado um pouco mais até o fim do ano.
Alguns viveram ou estão vivendo um inferno, pois a cabeça estava “programada” para suportar até maio, para os mais experientes nem tanto, mas de todo modo, todos que estão inscritos tiveram e estão tendo problemas com essas mudanças.

Nessas horas uma boa assessoria assim vai poder lhe orientar e ajudar dando uma direção em seus treinos, ajustando de forma que você consiga manter o foco sempre a frente sem se extenuar e sofrer com over training ou Burn out.

O apoio emocional é muito importante nesse momento, pois podemos sofrer com uma certa dose de desânimo pela incerteza do que vai acontecer.

Quem já fez um IRONMAN sabe da enorme demanda de dedicação que essa prova exige para apenas completarmos.

Domingo seria o dia dessa grande festa do Ironman Brasil, a prova é apenas a cereja do bolo, um dia para testarmos todas nossas capacidades físicas e emocionais em uma única etapa e ao final de algumas horas ouvir que somos IRONMAN!

Alguma dúvida sobre o que fazer, mas também ajustar seu treino nessa situação? Deixe aqui nos comentários e vamos conversando mais sobre.

Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.
Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Certificado IronMan ; CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram @VALU_TRI
www.Valutri.com

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.