Estratégias Nutricionais para treino longo, alimentação e hidratação

Estratégias Nutricionais
Quando saio para correr um treino longo com meus amigos, acabo sempre perguntado: “Vocês trouxeram gel?”. Mania de nutricionista…. rsrsrsr

Estratégias Nutricionais. Para mim, é inadmissível, fazer um treino longo e não se alimentar adequadamente durante o treino. Ao ignorarmos a nutrição durante o treino, perdemos a oportunidade de queimar mais gordura e proteger nossa massa muscular. Além disso, ao nos hidratarmos e alimentarmos adequadamente, minimizamos o estresse causado pela atividade física. Permitimos que nosso rendimento não caia, evitamos um esforço exagerado do nosso coração, mantemos nosso controle da temperatura corporal de forma mais adequada… entre outras coisas!

Assim como separamos nosso tênis e roupas para correr, nossa bicicleta para pedalar, nossos equipamentos de natação, a nutrição também deve ser preparada! A nutrição e hidratação devem fazer parte dos “equipamentos” que usamos para a nossa atividade física. Se conseguirmos pensar que ela é uma variável importante do treino, nosso rendimento e recuperação serão cada vez melhores.

Muitas pessoas reclamam do carboidrato em gel e não conseguem se adaptar a ingestão deste. Contudo lembre-se que hoje no mercado existem outras opções disponíveis. Temos as jujubas esportivas, frutas secas, etc! O importante é não deixar de se alimentar.

Junto ao seu nutricionista, podem ser criadas Estratégias Nutricionais.

Lembre-se também da importância da hidratação! Muitas vezes, apesar do desconforto, os cintos e mochilas de hidratação são grandes aliados para a execução de bons treinos! Carregar garrafinhas na bicicleta não deve ser visto como “peso extra”, mas sim, como um combustível para melhora do rendimento. Com certeza o benefício da hidratação é bem superior ao “peso” carregado.

Nadadores muitas vezes esquecem a hidratação. Pois, na piscina, não percebemos nossa sudorese! Mas, a hidratação não é menos importante na natação.

Para determinarmos a estratégia de treino longo é importante avaliar as peculiaridades de cada esporte e a duração dos treinamentos e competições. Dessa forma, podemos traçar estratégias executáveis e condizentes com cada modalidade esportiva. 

Fazer treinos longos sem nutrição e hidratação adequadas é fazer nosso corpo sofrer um desgaste desnecessário e impedir que nosso maior potencial seja desenvolvido.

Nesse sentido dê a devida importância para a sua nutrição e hidratação!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

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