Alimentação do dia a dia | Alimentos frescos x Suplementos

Alimentação

Na alimentação maioria das pessoas quando pensam em Nutrição Esportiva já querem usar algum suplemento alimentar. Mas também simplesmente querem saber o que devem comer no pré e pós-treino ou ainda, se devem comer e beber algo durante a prática de atividade física. Mas, esquecem de uma parte muito importante da Nutrição esportiva que são as condutas e rotinas alimentares do dia a dia, como e o que comer ao longo do dia. 

Não adianta comer adequadamente antes de um treino, levar os suplementos para os treinos e comer bem após treinar, se a distribuição das refeições ao longo do dia estiver inadequada. Ou ainda, se a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos não for satisfatória.

Há uma preocupação em qual melhor suplemento a ser comprado, quando utilizar aquele ou esse suplemento, mas, não se pode esquecer a parte mais essencial: os alimentos. Eles são a base da nutrição e precisam ser ajustados para que o suplemento possa desempenhar alguma função. Como o nome diz, eles devem “suplementar” e não desempenhar a função primária, que é realizada pelos alimentos.

Otimização

Para otimizar a recuperação, melhora da imunidade, manutenção da saúde é importante mantermos os princípios básicos da nutrição: Qualidade, Quantidade, Harmonia e Adequação.

Devemos consumir uma alimentação variada, ingerir frutas, hortaliças, alimentos integrais, gorduras saudáveis. Dessa forma estaremos buscando o consumo adequado de vitaminas e minerais importantes para nosso corpo.

Buscar o equilíbrio dos nutrientes: carboidrato, proteína e gordura. Não devemos excluir nenhum nutriente da nossa alimentação, mas, equilibrar a quantidade e a distribuição de cada um nas refeições.

Distribuir adequadamente as refeições ao longo do nosso dia e das nossas rotinas. Evitar longos tempos de jejum ajudam a recuperação e a preservação da massa muscular.

O consumo de alimentos não “tão saudáveis” pode e irá acontecer e não será um problema se estiver em equilíbrio com uma alimentação saudável e moderada.

Não podemos esquecer também da hidratação. A ingestão de água é fundamental para o equilíbrio e bom funcionamento do nosso organismo.

Dessa maneira lembre-se que o resultado virá se todos os passos forem cumpridos. Nenhuma parte da nutrição é mais importante que a outra. Precisamos que todas as partes funcionem bem e juntas!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

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