Entenda a importância de treinar também a nutrição

nutrição

A importância da nutrição para melhora da recuperação e otimização do desempenho já está bem definida. Porém, um ponto importante é que a nutrição também é uma variável que precisa ser treinada. 

No esporte e no dia da competição, temos varáveis controláveis e incontroláveis. Contudo a nutrição é uma variável que pode ser controlada e que agirá à favor do nosso desempenho. Treinar a nutrição nos treinos permite ter um controle ainda maior sobre ela.

Já ouvi clientes dizerem que levam menos líquidos e alimentos nos treinos, para treinar com mais “dificuldade” e que no dia da competição, comem e hidratam-se mais adequadamente. Essa é uma estratégia que até pode ser usada pontualmente, mas, não deve ser usada como rotina nos treinos.

Além de minimizar o desgaste gerado pela atividade física (poupar o coração, preservar massa muscular, ajudar no controle da temperatura corporal) a nutrição utilizada nos treinados será treinada e aí sim, definida para o dia da competição. Testar e preparar o trato gastrointestinal é um dos mais importantes fatores. 

Muitas pessoas referem intolerância ao carboidrato em gel e ao isotônico. Mas, nem sempre fizeram testes ou tentaram adaptar seu organismo ao uso deles. A escolha de uma marca específica e um sabor determinado podem ser estratégias que melhoram a aceitação e tolerância. Definir intervalo de consumo e se haverá consumo de alimentos também são outros pontos a serem testados e definidos. Além disso, precisamos pensar e testar a logística que será usada para carregar os alimentos, suplementos e líquidos e como será feito o consumo deles.

Por isso é importante não negligenciar a nutrição nos treinos e sair para cada treino como se fosse um dia de competição. Assim, conseguiremos realmente fazer da nutrição uma variável controlável e usá-la a nosso favor! Treine a nutrição!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.