Uma alimentação saudável também passa pela moderação!

alimentação

Atualmente vivemos um momento da nutrição cheia de modismos e alimentos milagrosos.

Mas, o mais importante é trabalharmos e criarmos uma relação normal com a comida e os alimentos. Essa tem sido a maior dificuldade das pessoas. Sair do pensamento da proibição e encontrar condutas de moderação.

Alimentação saudável deve ser composta por hábitos saudáveis mas também prazeres. É pelo equilíbrio entre essas variáveis que a saúde será construída e preservada. Condutas radicais tem duração limitada. Nem um hábito muito restritivo ou muito fora do padrão das pessoas será incorporado no estilo de vida e sustentável a longo prazo.

Incorporar alimentos e condutas saudáveis como o consumo de hortaliças, frutas e alimentos integrais, praticar atividade física regularmente são condutas promotoras da saúde e que poderão minimizar o impacto de algumas rotinas “não tão saudáveis”.

Devemos respeitar as características de cada individuo e os hábitos culturais de cada região e construir condutas compatíveis com a rotina e realidade de cada pessoa.

O consumo de fast foods, bebidas alcóolicas e alimentos mais calóricos e processados não trarão tantos prejuízos se forem feitos eventualmente. Mas em pequenas porções e associados a um estilo de vida com a maioria de hábitos saudáveis.

Encontrar esse equilíbrio e estabelecer um estilo de vida realmente saudável é que vem sendo o desafio atual. Vive-se momentos de extremismos e muitas proibições, mas, não é ensinado como moderar e como construir um estilo de vida saudável sustentável e feliz!

Saber conciliar os eventos sociais, saídas com amigos, refeições em família com disciplina, comida saudável, vida ativa é que deve ser trabalhado e ensinado.

Gosto de comparar a alimentação com a prática de atividade física. Não é porque você perdeu 2 ou 3 treinos no mês, que o mês ficou inválido. Assim não são algumas refeições “fora da dieta” que irão estragar ou atrapalhar uma VIDA SAUDÁVEL.

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.