Conheça os tipos de Suplementos Proteicos

Suplementos Proteicos

Proteína é um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si (ligações denominadas de peptídicas).  Ela é considerada um macronutriente (fornecedor de calorias), juntamente com os carboidratos e gorduras (lipídios).

A proteína tem função estrutural no nosso corpo sendo formadoras dos nossos músculos e também estão envolvidas em várias reações do nosso organismo, catalisando as reações (as enzimas). Elas também participam da estrutura celular e do nosso código genético. Juntamente com os outros nutrientes são essências para nossa vida.

Temos proteínas de origem animal (carnes e ovos) e de origem vegetal (feijões, ervilhas, soja). Elas podem estar presente na nossa alimentação através dos alimentos e dos suplementos. 

É muito importante a ingestão adequada da proteína oriunda dos alimentos

Mas, neste momento, vamos falar um pouco mais sobre os suplementos proteicos disponíveis no mercado. Normalmente, chamamos todos os suplementos proteicos de “whey protein”. Mas, não é a denominação correta. A origem da proteína que será usada para elaboração do suplemento proteico varia e também pode ser de origem animal ou vegetal. Vejamos os tipos de suplementos proteicos disponíveis no mercado.

  1. Whey Protein – suplementos feito com a proteína do soro do leite;
  2. Caseína – proteína oriunda do leite (mas, não é retirada do soro). Proteína mais abundante no leite;
  3. Albumina – proteína oriunda da clara do ovo;
  4. Proteína da carne – proteína retirada das carnes, por não ser oriunda do leite, não apresenta lactose (tipo de carboidrato presente no leite);
  5. Suplementos em pó de origem vegetal: podem ser retiradas proteínas da soja, ervilha, aveia, arroz e castanhas.

Usadas nas quantidades adequadas, todas as proteínas executarão suas funções e permitirão que os resultados sejam alcançados. Elas serão escolhidas de acordo com os objetivos, capacidades digestivas e preferências individuais.

Os suplementos servem para potencializar e completar a ação de uma alimentação equilibrada e bem distribuída ao longo do dia. Antes de suplementar, organize sua alimentação!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação

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